No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
50 anos de Abril. Meio século de Liberdade e de Democracia, de livre pensamento e de caminhos trilhados pelos próprios pés.
Cinco décadas de direitos, conquistas e garantias, mas também de deveres, responsabilidade e compromisso social.
O acesso universal à Educação, à Saúde, ao Serviço Nacional de Saúde, e o apoio de retaguarda social, constituíram-se como pilares basilares do barro que nos moldou enquanto sociedade mais justa, harmoniosa e solidária. A Escola, o prosseguimento dos estudos para todos, foi, ainda é e será, um dos direitos maiores conquistados com Abril que alavancou decisivamente a almejada mobilidade social ascendente.
Celebramos ainda uma conquista maior da nossa Democracia, o poder local e a afirmação plena do desenvolvimento regional. O municipalismo democrático e o associativismo autárquico que emergem de Abril constituem-se como pilares fundamentais de desenvolvimento integrado local e regional e pólos geradores de progresso e qualidade de vida dos territórios e das populações.
Ainda falta muito percurso a trilhar, mas o decorrer de cinco décadas de Abril permitiu um desenvolvimento mais justo e harmonioso dos territórios e de melhores condições e qualidade de vida das populações.
É desígnio maior de todos nós mantermos bem vivo junto aos mais jovens o legado de Abril.
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Ferreira da Cruz
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Clara Gomes, pediatra no Hospital CUF Viseu