A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Mercado 2 de Maio, em Viseu, recebe esta sexta-feira (9 de maio) a gala da fase final da 12.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, onde concorrem vinhos das várias regiões do país.
A segunda fase de provas arrancou na quinta-feira (dia 8) e o resultado será conhecido esta noite no jantar de gala que terá lugar no centro de Viseu, onde serão entregues as Medalhas de Grande Ouro e os títulos de Melhores do Ano.
Também serão dados os Prémios Personalidade do Ano que, de dois em dois anos, distinguem figuras que se destacaram na promoção e valorização dos vinhos nacionais além-fronteiras.
Desde o primeiro concurso, em 11 edições realizadas, foram avaliados 12.894 vinhos e foram atribuídas 3.974 medalhas: 322 de grande ouro; 936 de ouro e 2.580 de prata.
Na apresentação do evento, em abril, o presidente da ViniPortugal – entidade que organiza o evento há vários anos –, Frederico Falcão, sublinhou que se trata do “maior concurso de vinhos portugueses”.
Sobre os melhores vinhos do país, o responsável explicou que o concurso atribui medalhas grande ouro, ouro, prata e bronze. Mas, devido à qualidade dos vinhos, nos últimos anos o concurso “não tem medalhas de bronze para ficar tudo no ouro e prata”.
O presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, destacou a importância da realização deste evento no território. “Vai permitir evidenciar ainda mais a qualidade dos Vinhos do Dão, que normalmente obtêm uma percentagem de medalhas significativamente superior à sua quota de mercado”, afirmou.