No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, mantém a sua estrela Michelin. O espaço dirigido pelo chef Diogo Rocha foi um dos 38 restaurantes portugueses galardoados na gala do Guia Michelin que decorreu ontem (terça-feira, dia 22) em Toledo, Espanha.
Além de ter mantido a sua única estrela Michelin, a Mesa de Lemos também recebeu a Estrela Verde, um prémio que destaca os restaurantes que estão na vanguarda da gastronomia sustentável. Este é o terceiro restaurante do país a conquistar tal prémio, juntando-se assim ao Il Galo d’Oro (Funchal) e ao Esporão (Reguengos de Monsaraz), que foram galardoados no ano passado. A distinção é atribuída na Península Ibérica pelo terceiro ano consecutivo.
“É sempre muito bom ouvir português numa gala como esta”, disse Diogo Rocha ao receber o galardão. À plateia de cerca de 700 pessoas que assistiram à cerimónia, deixou o desafio de visitarem a região de Viseu. “Viva Portugal”, terminou.
Também nas redes sociais, Diogo Rocha agradeceu a entrega da Estrela Verde ao restaurante que dirige. “Bem-haja Guia Michelin e todos aqueles que gostam de nós”, escreveu o chef natural de Canas de Senhorim no Facebook.
O Mesa de Lemos, situado em Passos de Silgueiros, recebeu a estrela Michelin pela primeira vez em 2019. A distinção foi depois repetida em 2020 e 2021.
No total, são agora 38 os restaurantes que têm uma ou duas estrelas Michelin em Portugal, sendo que ainda não foi desta que o país passou a ter um restaurante com três estrelas.
Entre os premiados portugueses, houve cinco novos restaurantes que receberam uma estrela. Entre eles, está o restaurante Encanto em Lisboa, de José Avillez e do seu sous-chef João Diogo, natural de São Pedro do Sul.
Os outros são Kabuki Lisboa (Paulo Alves), Kanazawa (Paulo Morais) – também em Lisboa –, Euskalduna Studio (Vasco Coelho Santos) e Le Monument (Julien Montbabut), ambos no Porto.