No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os meteorologistas esperam chuva para o final da tarde desta quarta-feira na região de Viseu. O distrito vai estar amanhã sob aviso amarelo por causa da previsão de precipitação forte e trovoada.
As previsões apontam para que o sol brilhe esta manhã em Viseu, mas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o bom tempo vai dar lugar à chuva durante a tarde. As temperaturas na cidade vão oscilar entre os 6 e os 13 graus.
No restante distrito, os termómetros continuam a aumentar em alguns concelhos. Mortágua tem a máxima mais alta com 17 graus, seguido de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul e Vouzela com 16º.
Os concelhos de Nelas, Oliveira de Frades e Tondela registarão 15º, mais um grau do que Tabuaço, Resende, Armamar, Castro Daire, Cinfães, Mangualde e Penalva do Castelo.
Já Lamego, Sátão e Tarouca terão hoje 13 graus. Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva vão ter 12º. São João da Pesqueira chegarão aos 11º e Penedono 10º.
O distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo a partir da meia-noite desta quinta-feira, com o IPMA a prever períodos de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento. Amanhã, as temperaturas descem para os 12 graus para Viseu. O aviso vai prolongar-se até às 6h00 de sexta-feira.
O IPMA explica que a previsão de chuva forte em Portugal continental até ao final da tarde de sexta-feira deriva de uma depressão centrada na região dos Açores que se desloca para leste, “transportando uma massa de ar húmido e instável”.
A meteorologia avisa que os valores acumulados de precipitação total serão significativos e “poderão atingir localmente entre 60 e 120 milímetros”, em especial na região Sul. As rajadas na zona Centro poderão atingir os 80 quilómetros/hora.