manuel pinheiro cvr dão
académico paços ferreira liga portugal
neve_estrada_generico_gnr
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » C. Daire » Mineiros e pedreiros comemoram a padroeira Santa Bárbara em Nelas e Castro Daire

Mineiros e pedreiros comemoram a padroeira Santa Bárbara em Nelas e Castro Daire

Ex-mineiros da Urgeiriça e pedreiros de Castro Daire comemoram padroeira esta quarta-feira. Antigos trabalhadores das minas de urânio reúnem em assembleia-geral

 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
03.12.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
03.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mineiros e pedreiros comemoram a padroeira Santa Bárbara em Nelas e Castro Daire

O dia da Santa Bárbara (4 de dezembro), conhecida como a padroeira dos mineiros e pedreiros, assinala-se esta quarta-feira com iniciativas em Nelas e Castro Daire.

Em Urgeiriça, no concelho de Nelas, a Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU) vai assinalar a efeméride hoje (terça-feira, dia 3) e amanhã. Esta noite, a Casa do Pessoal da Urgeiriça recebe às 21h00 um espetáculo com as atuações do Grupo de Cantares dos Ex-Mineiros de Urânio e do Coro Azul de Viseu.

O momento cultural vai ser aproveitado para os ex-mineiros prestarem homenagem a Eugénio Cordeiro, que, como técnico da Administração Regional de Saúde do Centro, trabalhou no Programa de Saúde dos Mineiros, que ajuda a tratar os antigos trabalhadores das minas há 17 anos. Segundo a ATMU, mais de 200 pessoas já morreram com neoplasias malignas que, por sua vez, provocam cancro.

Na quarta-feira, os antigos trabalhadores das minas da Urgeiriça vão reunir em assembleia geral para discutir os assuntos que mais têm afetado a comunidade nos últimos tempos.

Entre eles estão a recuperação ambiental das casas, o alargamento do direito de indemnização aos familiares que morram com neoplasias, a criação do Museu Mineiro e de um memorial às vítimas da exposição radioativa e a reivindicação de um estudo científico sobre a saúde dos ex-mineiros e das suas famílias.

“Tal facto leva a que as ruas da Urgeiriça estejam com faixas pretas de luto, bem como faixas de denúncia da situação. Estas reivindicações fazem parte de resoluções do Bloco de Esquerda e do PS, tendo sido em sede de orçamento apresentado o projeto do BE, o que mereceu a votação de todas as bancadas parlamentares, com a abstenção do PS e o voto contra do PSD e CDS, o que mostra a força que estas reivindicações começam a ter pelos vários grupos parlamentares”, lembra a ATMU.

Depois da assembleia geral, vai haver às 13h00 um almoço de confraternização que também inclui uma sessão de homenagem a D. Ilídio Leandro, antigo bispo de Viseu que morreu em 2020 e que, antes de ser prelado, foi pároco de Canas de Senhorim, freguesia a que pertence Urgeiriça.

Já em Castro Daire, vai ser celebrada uma missa em honra da figura divina na pedreira da empresa Stoneset, localizada na localidade de Lamas.

A celebração na empresa de granitos, que sofreu danos materiais nos incêndios de setembro, vai decorrer a partir das 15h00. Na eucaristia, vão ser ainda benzidos os capacetes dos pedreiros.

Santa Bárbara é considerada a protetora contra tempestades e trovões, além de padroeira dos mineiros e das pessoas que trabalham com o fogo, devido à presença de raios na sua lenda.

pub
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Outras notícias

pub
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Notícias relacionadas

Procurar