No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Associação de Municípios do Planalto Beirão lançou, na segunda-feira (22 de março), a campanha de distribuição porta-a-porta de mini-ecopontos domésticos de lixo no concelho de Oliveira de Frades.
Ao todo, serão distribuídos mais de 2.500 “ecobags” em todo o concelho, com o objetivo de separar em casa os resíduos recicláveis para que estes sejam depois valorizados e transformados em matéria-prima para novos produtos, evitando assim o depósito no aterro sanitário.
O Plano de Sensibilização e Educação Ambiental, elaborado pelo Planalto Beirão, foi apresentado ao executivo e aos técnicos da autarquia de Oliveira de Frades. Em comunicado, ambas as entidades frisam que o objetivo passa por aumentar a separação dos resíduos recicláveis de papel e cartão, plástico e metal e vidro e incentivar a redução da produção de resíduos, “promovendo a adoção de boas práticas de separação e de utilização dos equipamentos para melhorar a qualidade da separação”.
A meta passa por fazer com que 65 por cento dos resíduos de embalagens produzidos sejam separados e reciclados em 2025.
A Associação do Planalto Beirão já atinha arrancado em fevereiro com a entrega dos mini-ecopontos domésticos em outros concelhos como Viseu, onde foram entregues cerca de 24 mil “ecobags”.