fatima_peregrinos_2
Nighttime street scene of a crowd walking in a procession along a cobblestone street, flanked by large trees and a blue historic building with lit windows and banners.
Soccer player in a black kit jumps mid-air to challenge the ball, with an opposing player in light blue behind and a crowded stadium in the background.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Line of motorcycles parked in front of a historic municipal building, with riders in white shirts standing beside them on a cobblestone plaza.
Tony-Carreirajpg
5
Home » Notícias » Diário » Ministro do Ambiente cancela visita à antiga mina da Quinta do Bispo

Ministro do Ambiente cancela visita à antiga mina da Quinta do Bispo

pub
 Super Bock Super Nova regressa com circuito dedicado à nova música nacional a passar por Viseu
22.11.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Super Bock Super Nova regressa com circuito dedicado à nova música nacional a passar por Viseu
22.11.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ministro do Ambiente cancela visita à antiga mina da Quinta do Bispo

O Ministério do Ambiente cancelou a visita que o ministro João Pedro Matos Fernandes ia fazer esta segunda-feira (22 de novembro) ao antigo couto mineiro da Quinta do Bispo, em Mangualde.

A visita foi cancelada ao final da tarde de ontem (dia 21). O governante ia inaugurar a remediação ambiental da antiga área, incluindo a conclusão da primeira fase da intervenção e também a estação de tratamento de águas de mina (ETAM).

Também na mesma altura, ia decorrer um protesto da Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio para contestar a poluição provocada pela antiga mina durante mais de 30 anos.

A ação, que ficará sem efeito, também ia protestar contra a contaminação ainda presente em algumas casas da antiga zona da Urgeiriça, em Nelas, e a tentativa de exploração a céu aberto das minas de lítio na região de Viseu.

A obra na Quinta do Bispo, que é da responsabilidade da Empresa de Desenvolvimento Mineiro, tem um investimento superior a 4,1 milhões de euros. Segundo a EDM, a obra de recuperação ambiental teve início em 2020.

O projeto abrangeu a realização de trabalhos de demolição das lagoas de decantação e do edifício de monitorização existentes, além da construção de uma bacia e uma célula para depositar resíduos temporários e da reativação da antiga ETAM.

A empreitada incluiu ainda condutas, drenagens e trabalhos de limpeza e regularização da linha de água e dos solos contaminados e instalação de equipamentos de monitorização, além de intervenções na lagoa de águas limpas e na corta, incluindo vedação, caminhos, drenagens e bombagem).

O jazigo foi descoberto em 1957. A exploração de urânio desenvolveu-se entre 1979 e 1989.

pub
 Super Bock Super Nova regressa com circuito dedicado à nova música nacional a passar por Viseu

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Super Bock Super Nova regressa com circuito dedicado à nova música nacional a passar por Viseu

Notícias relacionadas

Procurar