A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A iniciativa Miss Viseu angariou 400 euros para ajudar Mafalda, uma menina de oito anos que tem uma doença rara. A verba vai servir para financiar a compra de uma carrinha adaptada.
A organização da Miss Viseu angariou 250 euros com a venda de t-shirts do concurso. Já durante a noite de gala que decorreu no passado fim de semana no Palácio do Gelo, foram ainda angariados cerca de 150 euros.
“Ser pelos outros é algo que defendemos, e que tentamos incutir a todas as candidatas do nosso concurso. Pela obrigação que sentimos em tornar a vida de alguém melhor, decidimos nesta edição escolher a Mafalda para ajudar na dificuldade que enfrenta na aquisição de uma carrinha adaptada”, sublinha a organização da Miss Viseu.
A carrinha será posteriormente adaptada de forma a facilitar o transporte da cadeira de rodas e alguns objetos da Mafalda nas suas deslocações.
Entretanto, também está a ser organizada uma campanha de angariação de fundos na Internet para ajudar na compra da carrinha. A meta é de 25 mil euros.
Mafalda desloca-se através da sua cadeira de rodas, mas, graças a dificuldades com a logística e as deslocações (o que tem a tem impedido, por exemplo, de ir ao parque infantil), a família quer comprar uma carrinha adaptada, mesmo que em segunda mão.
A campanha é também justificada pela falta de apoios para a compra de carrinhas e pelo facto de o orçamento familiar não suportar a despesa.
A Mafalda é uma menina com oito anos que é portadora de uma doença rara, genética, crónica e multissistémica, a síndrome CDG, que lhe afeta toda a coordenação e o equilíbrio, resultando em vários obstáculos no seu dia-a-dia.