No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O município de Moimenta da Beira assinala este sábado o Dia da Consciencialização da Perda Gestacional e Morte Neonatal associando-se à campanha de sensibilização “Dar Voz à Perda Gestacional”.
A fachada do edifício dos Paços do Concelho será iluminada à noite com as cores azul e rosa, que representam “o laço da perda gestacional”. O objetivo é “fazer chegar o tema a toda a sociedade”, refere a autarquia local.
A campanha nacional de sensibilização é desenvolvida pela Associação Projeto Artémis, que apoia casais que sofreram com o falecimento dos seus bebés recém-nascidos ou em gestação.
A Organização Mundial de Saúde estima que, no mundo, ocorram anualmente 2,6 milhões de perdas gestacionais após as 22 semanas de gestação. Segundo o organismo, entre 17 e 22 por cento das gravidezes terminam em aborto espontâneo.
O Projeto Artémis também está a promover um abaixo-assinado que apela à implementação de uma estratégia nacional para a sensibilização nos cuidados em perda gestacional e morte perinatal e propõe, entre outras propostas, uma “reorganização dos cuidados de saúde materna e obstétrica” nos hospitais.