Os moradores do distrito de Viseu preferem comprar moradias do que apartamentos. A conclusão foi tirada pelos portais ComparaJá e Imovirtual, que analisaram o mercado imobiliário da região onde os preços têm vindo a subir nos últimos meses.
Em outubro, a procura pela compra de moradias em Viseu aumentou 2,2% em comparação com o mês anterior, enquanto que a compra de apartamentos desceu 12,9%.
Já no mercado de arrendamento, a procura por moradias caiu 7,8%. Já a procura por apartamentos diminuiu 19,7%. O distrito de Viseu segue a tendência nacional, que também revela uma quebra na procura de imóveis.
Mesmo assim, apontam o ComparaJá e o Imovirtual, comprar casa no distrito fica mais barato em comparação com outras regiões como Vila Real, Porto, Aveiro e Coimbra. Mas, em Guarda e Bragança, os preços são ainda mais baixos do que em Viseu.
Relativamente à faixa etária de quem compra casa em Viseu, cerca de metade (49%) dos compradores têm idades entre os 35 e os 54 anos. Também aqui, a região acompanha o resto do país.
O ComparaJá e o Imovirtual concluem que os portugueses estão a comprar casa cada vez mais tarde muito por causa da atual crise. A inflação, a subida constante das taxas Euribor e o aumento do preço das casas são fatores que têm dificultado a compra de casa, referem os portais imobiliários.