No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O concelho de Mortágua tem agora um novo mural dedicado às invasões francesas que passaram pela vila no início do século XIX.
O mural foi feito no acesso à povoação do Barril pelo coletivo Rua, que reuniu os artistas urbanos Draw, Contra, Fedor e Third, e representa os regimentos e batalhões que compunham a organização dos exércitos em confronto como a infantaria, a artilharia, a cavalaria e os caçadores.
A Câmara de Mortágua recorda que a localidade do Barril foi um dos locais de passagem e de acampamento das tropas de Napoleão durante a terceira invasão francesa em 1810 na sua caminhada em direção à serra do Bussaco, onde viria a ser travada a célebre Batalha do Bussaco.
Este é o terceiro mural alusivo ao tema pintado em Mortágua. O primeiro, da autoria do artista Odeith, está pintado em Vale de Açores e o segundo foi feita pela dupla Frederico Draw e Rodrigo Contra numa das paredes laterais do Centro de Animação Cultural.
Os três murais e o Centro de Interpretação Mortágua na Batalha do Bussaco estão integrados na Grande Rota do Bussaco e na programação cultural em rede “Marcos Históricos: Invasões Francesas”.