No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Mortágua já criou um centro climatizado para que as pessoas do concelho possam fugir ao calor que se assola nesta altura. Isto acontece numa altura em que o concelho é um dos mais quentes do distrito. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, são esperados 41 graus de máxima para esta quarta-feira.
O vice-presidente da autarquia e vereador da Proteção Civil, Luís Filipe Rodrigues, diz ao Jornal do Centro que o local está agora instalado no Centro Educativo da vila.
“É uma zona climatizada para caso algum munícipe, seja idoso ou não, tenha a necessidade de se deslocar para um local mais fresco. Temos o nosso Centro Educativo que, neste momento, não tem aulas, mas tem ainda funcionários, segurança e cozinha inclusive. E está acionado ali, a partir de hoje, o local”, explica.
Segundo o vereador, para já, o centro está aberto “apenas durante o dia”. “Se houver necessidade, poderemos reforçar, mas, neste momento, é apenas durante o dia e é o que está previsto para já”, garante.
O vice-presidente da Câmara de Mortágua refere ainda que também a Biblioteca Municipal pode ser usada pelas pessoas para se refrescarem.
Além disso, a Câmara Municipal também está a contactar os idosos no sentido de os ajudar, caso seja necessário. Num concelho onde a população é bastante envelhecida e há “centenas de idosos espalhados por todo o território”, os serviços sociais da autarquia estão a contactar “os idosos que estão referenciados na nossa base de dados para perceber as suas condições de conforto em casa e ver se há alguma necessidade”, explica Luís Filipe Rodrigues.
“Já fizemos algumas largas centenas de telefonemas. Referenciados, estão mais de 600 idosos que serão contactados e acompanhados nestes dias de muito calor”, acrescenta.
Entretanto, em Viseu, os centros comerciais Forum Viseu e Palácio do Gelo estão também a organizar-se para arranjar espaços para receber pessoas devido às recomendações das autoridades. A cidade tem hoje máximas previstas de 36 graus.
A Proteção Civil recomenda às pessoas que fujam do calor e procurem espaços mais frescos, como igrejas e centros comerciais. No Hospital de Viseu, não está a registar-se mais afluência devido ao calor.
O distrito mantém-se em alerta vermelho por causa das temperaturas elevadas até às 21h00 de quinta-feira (14 de julho). Depois, o aviso desce para laranja.