en 222 resende
Crowd of people dining at long tables during a nighttime street festival under green decorative lanterns and string lights.
festival trip viseu
Modern single-story house exterior at dusk with large glass sliding doors showing warmly lit living and dining areas outside landscaped yard.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Group of pageant contestants in evening gowns/swimwear with sashes standing on a brightly lit stage, audience seated in foreground.
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
vinho_queijo_pao
Home » Notícias » Concelho » Mortágua » Mortágua Viva com 32 tasquinhas na Praça dos Sentidos

Mortágua Viva com 32 tasquinhas na Praça dos Sentidos

Festa com concertos de Tiago Bettencourt, Marisa Liz, António Zambujo e Santa Maria e programação dedicada às famílias

 Castro Daire revive descida da Serra de Montemuro com pastores e rebanhos
12.08.26
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Castro Daire revive descida da Serra de Montemuro com pastores e rebanhos
12.08.26
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
Crowd of people dining at long tables during a nighttime street festival under green decorative lanterns and string lights. Mortágua Viva com 32 tasquinhas na Praça dos Sentidos

A vila de Mortágua recebe até domingo mais uma edição da Mortágua Viva, iniciativa promovida pelo município, com a colaboração das associações do concelho, que durante cinco dias junta gastronomia, música, espetáculos de rua e animação para todas as idades na Praça do Município e zona envolvente. A festa começa esta quarta-feira.

Um dos principais pontos de encontro do evento será a Praça dos Sentidos, onde estão instaladas 32 tasquinhas dinamizadas pelas associações locais, com uma oferta gastronómica que inclui pratos tradicionais como lampantana, arroz de galo, leitão, bacalhau à lagareiro e pataniscas, além de petiscos e doces.

As tasquinhas voltam a assumir-se como espaço de convívio e confraternização, convidando moradores e visitantes a juntarem-se à mesa para conhecer alguns dos sabores tradicionais do concelho.

A programação da Praça dos Sentidos inclui ainda momentos de animação e interação com o público, com atuações dos Xamaril, de música folk, e dos Funk You Brass Band, bem como teatro de rua e formas animadas, com O Lobito e a dupla Agostinho e Felicidade.

A gastronomia internacional está também representada, com uma tasquinha de Wormeldange, no Luxemburgo, que apresenta produtos e vinhos da região do Moselle, no âmbito da geminação existente entre aquela comuna luxemburguesa e Mortágua.

A iniciativa volta igualmente a contar com a tasquinha “Sabores do Mundo”, dedicada às comunidades migrantes residentes no concelho, com gastronomia do Brasil, Angola, Ucrânia, Índia e Bangladesh.

Segundo o município, esta participação pretende valorizar a diversidade cultural existente em Mortágua, promovendo a integração e a participação das comunidades estrangeiras na vida social e cultural do concelho.

Música para diferentes públicos

A música é outro dos principais atrativos da Mortágua Viva, com o palco principal a receber, ao longo de quatro noites, alguns dos nomes conhecidos da música portuguesa.

Tiago Bettencourt abre a festa esta quarta-feira, Santa Maria no dia 13, Marisa Liz no dia 14 e António Zambujo encerra o ciclo de grandes concertos no dia 15.

Antes dos artistas convidados, o palco principal dá espaço a bandas e músicos locais. A Filarmónica de Mortágua acompanha Tiago Bettencourt na primeira noite, seguindo-se os Belladonna, no dia 13, e os Smoking Beer, no dia 14.

No sábado realiza-se ainda a habitual Gala Internacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores.

A animação prolonga-se pela noite na Praça dos Sentidos, com DJ locais.

Artes urbanas e programação para crianças

O Espaço Vida é outro dos polos de animação, com uma programação dedicada às artes urbanas, incluindo música, dança e tatuagens ao vivo, dinamizada por artistas, associações e grupos locais.

Entre os convidados estão jovens mortaguenses que têm participado em programas televisivos dedicados a novos talentos, nomeadamente no “The Voice Portugal”, bem como em outros programas de entretenimento.

Durante os cinco dias, o espaço disponibiliza também atividades para os mais pequenos, incluindo insufláveis, matraquilhos, minigolfe, pista de slot car, jipes RC, pinturas faciais e Hora do Conto.

O último dia do evento, 16 de agosto, será especialmente dedicado às famílias, com a segunda edição da Festa das Cores, atuação do DJ Nelo e várias diversões para crianças.

pub
 Castro Daire revive descida da Serra de Montemuro com pastores e rebanhos

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Castro Daire revive descida da Serra de Montemuro com pastores e rebanhos

Notícias relacionadas

Procurar