Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Colunistas » Motivação para Hábitos Saudáveis de Vida: um caminho para o bem-estar!

Motivação para Hábitos Saudáveis de Vida: um caminho para o bem-estar!

 Motivação para Hábitos Saudáveis de Vida: um caminho para o bem-estar! - Jornal do Centro
12.01.24
partilhar
 Motivação para Hábitos Saudáveis de Vida: um caminho para o bem-estar! - Jornal do Centro

Hábitos saudáveis de vida consistem em rotinas que incluem tempo e compromisso com uma tarefa ou estilo de vida benéficos para a saúde. Para falarmos de hábitos saudáveis temos que ter em conta dois conceitos: hábitos e saúde. Hábitos definem-se por comportamentos repetitivos de certas rotinas e saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença”.
Ao adotar um estilo saudável, estamos a promover a sensação de bem-estar físico e mental, ajudar a manter um peso adequado e controlado e a reduzir o risco de doenças como por exemplo, as cardiovasculares e diabetes. Além disso, promove autodisciplina e contribui para uma vida mais equilibrada e produtiva.
Recomenda-se incluir no dia a dia a prática de atividade física de forma a evitar o sedentarismo, adotar uma alimentação equilibrada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e drogas, privilegiar uma boa higiene pessoal e do sono, evitar o stress e realizar vigilância médica regular.
Manter hábitos saudáveis a longo prazo requer motivação continua. Para isto devemos:
Definir metas realistas e alcançáveis: a motivação é alimentada quando os objetivos são tangíveis, mensuráveis e adaptáveis às circunstâncias individuais. Mudar a nossa alimentação por vezes pode ser um processo difícil e demorado. Não é preciso fazer dietas complexas e rigorosas, a nossa cozinha tradicional possui uma excelente qualidade nutritiva e reúne as qualidades da chamada dieta mediterrânea. Devemos fazer as 3 refeições principais com abundância de produtos hortícolas, ingerir 1 a 2 peças de fruta por dia e beber bastante água. No caso da perda de peso, devemos criar uma lista com objetivos, definir quanto peso queremos perder de forma gradual e o que fazer para o conseguir. Por isso devem definir-se objetivos concretizáveis, só dessa forma é possível manter os níveis de motivação.
Incorporar os hábitos de forma gradual: pois a sobrecarga de mudanças abruptas pode levar à desmotivação. Por exemplo, é recomendado que se pratique exercício físico 3 vezes por semana, mas quando o formos a introduzir na nossa rotina, inicialmente, vamos achar que não temos tempo. Podemos começar a praticar exercício uma vez por semana e vamos aumentando gradualmente o número de vezes. Para praticar exercício físico não precisamos de estar inscritos num ginásio ou praticar um desporto. Pequenas mudanças como subir escadas em vez de usar o elevador, fazer caminhas, realizar tarefas domésticas, permitem aumentar a nossa atividade física diária.
Criar rotinas positivas: as rotinas diárias desempenham um papel crucial na manutenção de hábitos saudáveis. A motivação é impulsionada quando as práticas se tornam parte integrante do dia a dia, transformando-se em ações automáticas.
Celebrar pequenas vitorias e reconhecer que o progresso fortifica a nossa motivação: O cérebro responde positivamente a recompensas, reforçando a associação entre esforço e resultados.
Compartilhar experiências com outros que tenham os mesmos objetivos: assim cria-se um ambiente de apoio, incentivando a perseverança.
Em suma, a motivação desempenha um papel central na construção e sustentação de hábitos saudáveis de vida. Ao cultivar uma mentalidade motivacional, as pessoas têm mais probabilidade de enfrentar desafios, superar obstáculos e desfrutar de uma vida mais plena e saudável.

 Motivação para Hábitos Saudáveis de Vida: um caminho para o bem-estar! - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Motivação para Hábitos Saudáveis de Vida: um caminho para o bem-estar! - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar