museu-do-caramulo-carros_web (2019_02_23 00_07_52 UTC)
MUV autocarros Viseu
casas habitação aluguer comprar
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

25.06.25
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
autarquicas 2025
ps tondela miguel torres
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Município de Tondela acolhe sétima edição do Soenga

Município de Tondela acolhe sétima edição do Soenga

O Parque das Raposeiras em Molelos é o palco central do evento que já se encontra na sétima edição

Diogo Podence *
 Município de Tondela acolhe sétima edição do Soenga - Jornal do Centro
12.05.25
Jornal do Centro
partilhar
 Município de Tondela acolhe sétima edição do Soenga - Jornal do Centro
12.05.25
pub
 Município de Tondela acolhe sétima edição do Soenga - Jornal do Centro

O município de Tondela vai receber durante os dias 24 e 25 de maio o Soenga “um evento único no país, que permite durante dois dias e pelas mãos dos experientes oleiros de Molelos, acompanhar de perto um dos mais antigos métodos de cozedura de cerâmica” informa o município, via site oficial.

O Parque das Raposeiras em Molelos é o palco central do evento que já se encontra na sétima edição oficial.

A iniciativa surgiu da colaboração entre o município de Tondela e a Junta de freguesia de Molelos para divulgar e preservar o método tradicional de cozedura de louça preta e “a demonstração de uma cozedura tradicional em Molelos, como sempre se praticou, a soenga, é assegurada anualmente numa demonstração levada a cabo pela geração de oleiros existente, numa prova inequívoca da apreensão da transmissão de conhecimentos do saber fazer tradicional” menciona o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A Soenga e o barro negro de Molelos foram recentemente reconhecidos como Património Nacional Cultural Imaterial pois “historicamente, Molelos foi um dos maiores centros de produção de barro negro de Portugal. Os oleiros produzem as peças, cozem e vendem. As peças são fabricadas nas olarias situadas em diversos lugares da freguesia como Raposeiras, Machorro, Vela” informa o Inventário.

O evento conta com a parceria do Instituto de Cultura da República Portuguesa, o Instituto Público do Património Cultural, o PCI (Património Cultural Imaterial), a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica e o programa “Bom dia cerâmica”.

** em estágio

pub
 Município de Tondela acolhe sétima edição do Soenga - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Município de Tondela acolhe sétima edição do Soenga - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar