No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O jogo colocava frente a frente as equipas sub-10 do Sátão e do Penalva do Castelo B. Samuel Santos, jogador da equipa de Sátão, dirigiu-se ao árbitro do jogo dizendo-lhe que tinha marcado o golo com a mão. O juiz reconheceu o gesto do jovem atleta e nesse dia 25 de janeiro mostrou-lhe o cartão branco. Este foi um dos muitos casos em que os árbitros do futebol e futsal, em provas organizadas pela Associação de Futebol de Viseu, decidiram celebrar gestos de fair-play. Este cartão assinala atitudes, gestos ou comportamentos que a equipa de arbitragem reconhece como positivos e exemplares.
O município de Viseu está entre os finalistas na categoria Revelação do Prémio “Cartão Branco”, cuja cerimónia de entrega decorre no dia 6 de novembro, às 14h30, no Centro de Juventude de Lisboa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Lisboa. O evento inclui a apresentação pública dos dados relativos às exibições do Cartão Branco e a distinção das entidades e profissionais que mais se destacaram na promoção da ética e do fair play durante a época desportiva de 2024/2025.
Criado em 2015 pelo IPDJ, no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), e desenvolvido em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, o Cartão Branco é um instrumento pedagógico pioneiro destinado a reconhecer comportamentos eticamente exemplares de atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos. Atualmente, é aplicado em 34 modalidades e envolve 91 entidades aderentes, entre federações, associações, municípios e organizações não governamentais.
Os “Prémios do Cartão Branco” distinguem as entidades que mais contribuíram para a divulgação deste recurso educativo, reforçando o seu impacto no panorama desportivo nacional e internacional. Este ano, os prémios serão atribuídos em três categorias: Entidades, Revelação e Árbitros. Na categoria Revelação, além do Município de Viseu, encontram-se nomeados o Clube A4, a RUTIS, a Federação Equestre Portuguesa e o Colégio Militar.
A cerimónia contará com a presença do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e incluirá igualmente uma homenagem a várias organizações internacionais que têm contribuído para levar o Cartão Branco além-fronteiras. Serão ainda reconhecidos órgãos de comunicação social que, através da divulgação dos valores da ética e do fair play, ajudaram a ampliar o alcance deste instrumento.
Os vencedores das diferentes categorias, assim como as entidades homenageadas, serão anunciados ao longo da cerimónia, que incluirá também a assinatura de novos Memorandos de Adesão ao Cartão Branco.