190224125441309d9b5322deddfc2ba8f2b13328d34c15a2a981
peregrinos movimento de fátima viseu
200521093154ac1ce6bdbd6519d0090c845e6c5cb4fd5e2f4be1
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
João Azevedo PS
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
sé de viseu
Home » Notícias » Diário » Museu Aristides de Sousa Mendes inaugurado a 19 de julho

Museu Aristides de Sousa Mendes inaugurado a 19 de julho

pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes inaugurado a 19 de julho - Jornal do Centro
09.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Museu Aristides de Sousa Mendes inaugurado a 19 de julho - Jornal do Centro
09.07.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes inaugurado a 19 de julho - Jornal do Centro

Após vários anos fechada ao público, a antiga casa de Aristides de Sousa Mendes vai ser inaugurada como museu no próximo dia 19 de julho. A cerimónia na Casa do Passal está marcada para o meio-dia e terá a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Museu dedicado ao antigo cônsul em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, vai abrir ao público no dia seguinte e Museu de Aristides Sousa Mendes nasce em julho numa vénia a um dos ”maiores humanistas da história” .

Segundo a Câmara de Carregal do Sal, as memórias de Aristides de Sousa Mendes e da sua família vão ser perpetuadas na Casa do Passal, um local onde “será retratada a vida, o homem e, em particular, o ato de heroísmo e o impacto do mesmo na história nacional e internacional”.

O Museu Aristides de Sousa Mendes também quer evocar os valores da tolerância e da paz, perpetuando o legado e a memória do ex-cônsul de Bordéus.

Além de ter sido a casa da família do diplomata, a Casa do Passal também acolheu vários refugiados durante a viagem de fuga do Holocausto. O imóvel, construído no século XIX e ampliado nas primeiras décadas do século XX, foi classificado como Monumento Nacional em 2011.

Já em 2021, foi aprovado o financiamento comunitário do projeto proposto pela Câmara para a sua requalificação e musealização, contando com a colaboração do Ministério da Cultura.

O projeto de reabilitação e adaptação museológica da Casa do Passal, da autoria dos arquitetos Pedro Azevedo e Susana Rosmaninho, contou com a colaboração da família Sousa Mendes, da Fundação Aristides de Sousa Mendes, da Sousa Mendes Foundation e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre outras entidades e privados.

Na véspera da inauguração do museu, a Casa do Passal vai receber uma homenagem mais reservada por parte dos familiares de Aristides e dos descendentes de sobreviventes que receberam vistos das mãos do diplomata.

Já no próprio dia da inauguração, o Centro Cultural de Carregal do Sal recebe a atuação “Aristides – O Concerto”, que recupera a banda sonora composta para o musical anteriormente encenado pela companhia Contracanto.

No espetáculo marcado para as 19h00, a Orquestra Clássica do Centro, os coros Essence Voices e Coimbra Vocal e os solistas Marcelo Alexandre, André Lopes, Helena Ferreira, André Henriques, Frederico Projecto e Patricia Quinta irão interpretar os temas.

pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes inaugurado a 19 de julho - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes inaugurado a 19 de julho - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar