joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Museu Aristides de Sousa Mendes recebe prémio de arquitetura

Museu Aristides de Sousa Mendes recebe prémio de arquitetura

Museu inaugurado em julho no concelho de Carregal do Sal foi distinguido com o galardão de melhor reabilitação nos Prémios Nacionais de Arquitetura

pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes recebe prémio de arquitetura
18.10.24
Jornal do Centro
partilhar
 Museu Aristides de Sousa Mendes recebe prémio de arquitetura
18.10.24
pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes recebe prémio de arquitetura

O Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato (concelho de Carregal do Sal), é um dos vencedores dos Prémios Nacionais de Arquitetura. O anúncio foi feito esta quinta-feira (17 de outubro). O espaço construído na Casa do Passal, a antiga residência do ex-cônsul de Bordéus, recebeu a distinção da categoria Reabilitação Arquitetónica.

O Museu Aristides de Sousa Mendes foi inaugurado em julho, após um investimento avultado de milhões de euros.

Além de ter sido a casa da família do diplomata, a Casa do Passal também acolheu vários refugiados durante a viagem de fuga do Holocausto. O imóvel, construído no século XIX e ampliado nas primeiras décadas do século XX, foi classificado como Monumento Nacional em 2011.

Já em 2021, foi aprovado o financiamento comunitário do projeto proposto pela Câmara para a sua requalificação e musealização, contando com a colaboração do Ministério da Cultura.

O projeto de reabilitação e adaptação museológica da Casa do Passal, da autoria dos arquitetos Pedro Azevedo e Susana Rosmaninho, contou com a colaboração da família Sousa Mendes, da Fundação Aristides de Sousa Mendes, da Sousa Mendes Foundation e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre outras entidades e privados.

Os Prémios Nacionais de Arquitetura distinguiram sete projetos nas principais categorias. Também foram atribuídas menções honrosas à Moradia na Praia Grande na sustentabilidade, ao arquiteto João Paciência na Menção Carreira e à arquiteta Inês Lobo na Menção Mulheres na Arquitetura.

Os Prémios Nacionais de Arquitetura, centrados na construção e reabilitação, têm como objetivo incentivar todos os arquitetos em Portugal a investirem na qualidade do seu trabalho, na inovação na construção e na valorização do espaço e da paisagem.

Os vencedores foram anunciados hoje em Oeiras, numa cerimónia que destacou as obras desenvolvidas em território nacional e os profissionais do setor.

pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes recebe prémio de arquitetura

Outras notícias

pub
 Museu Aristides de Sousa Mendes recebe prémio de arquitetura

Notícias relacionadas

Procurar