No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Dois mil e vinte e três será o ano com o “maior número de eventos” organizados pelo Museu do Caramulo, todos dedicados ao mundo motorizado. O anúncio foi feito pelo espaço museológico localizado no concelho de Tondela, que divulgou em comunicado o calendário de iniciativas para este ano.
A agenda arranca com o regresso do Salão Motorclássico, depois de três anos de interrupção por causa da pandemia, nos dias 3, 4 e 5 de março na Cordoaria Nacional, em Lisboa.
O maior salão dedicado ao universo dos veículos clássicos em Portugal promete juntar mais de uma centena de expositores desde entidades comerciais, que vendem automóveis, motos, livros, peças ou peças de coleção, a institucionais, como clubes, associações ou museus.
A programação do Salão Motorclássico inclui ainda um leilão de automobilia, entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, passeios e concentrações de clássicos e lançamentos de livros.
Segue-se a iniciativa O Museu na Rua, que oferece ao público a oportunidade de “ver, ouvir, cheirar e até passear no lugar de passageiro” nas máquinas que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo a 1 de abril e 21 de outubro.
Os visitantes terão de comprar voucher na loja online do museu ou adquirir ingresso no próprio dia. As receitas reverterão para a manutenção e conservação da coleção do museu.
Já nos dias 9, 10 e 11 de junho, o Rider – Passeio de Automóveis e Motos Clássicas voltará a percorrer as estradas, paisagens e aldeias da região Centro. Além dos participantes portugueses, este passeio conta todos os anos com a presença de participantes de vários países como Espanha, Inglaterra, Alemanha e Holanda.
Um dos pontos mais altos será o Caramulo Motorfestival, marcado para 8, 9 e 10 de setembro. O maior festival motorizado do país voltará a juntar automóveis e motas, juntando a competição com o turismo e o lazer, atraindo milhares de pessoas à Serra do Caramulo.
Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, decorrerá a Corrida dos Fundadores, um passeio destinado a automóveis e motos pré-guerra que volta à estrada para celebrar a era dourada do automobilismo.
O passeio parte da Figueira da Foz e ruma a Lisboa, percorrendo estradas secundárias junto à costa portuguesa e juntando amantes portugueses, espanhóis, ingleses e suíços das duas e quatro rodas.
O Museu do Caramulo acrescenta também que a exposição “A Arte da Generosidade”, que apresenta os veículos e peças de automobilia oferecidas desde 2014 ao espaço e que foi inaugurada em novembro último, foi prolongada, podendo ser visitada até 12 de fevereiro.