Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Museu do Linho de Várzea de Calde, em Viseu, vai assinalar esta terça-feira (22 de março) o Dia Mundial da Água com a inauguração da exposição “Culturas da Água na Freguesia de Calde”.
A mostra multimédia foi preparada pela associação cultural Binaural Nodar, em parceria com a Junta de Freguesia local e o próprio espaço museológico.
A inauguração está agendada para as 15h00. Segundo uma nota da Câmara de Viseu, o trabalho desenvolvido por Luís Costa e Liliana Silva incentiva “a um olhar distinto sobre a água, distanciado das, também, importantes preocupações com a atividade turística e a sustentabilidade”.
Nesta exposição, os dois autores refletem sobre a forma como o património, locais e recursos relacionados com a água, incluindo nascentes, fontes, moinhos, lavadouros e poldras, “são interpretados e contados pelos habitantes das próprias aldeias”.
O ensaio audiovisual “materializa, assim, mais um avanço no programa de pesquisa etnográfica e artística levada a cabo, desde 2015, pela Binaural Nodar”, acrescenta o mesmo comunicado. A exposição vai manter-se no Museu do Linho até 30 de setembro.
A associação cultural, que tem sede em Vouzela, já apresentou trabalhos relacionados com o ciclo do linho, os rituais da região, a apicultura e a religiosidade popular, entre outros temas.