No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Verão na Cidade Jardim prepara-se para mais um fim de semana repleto de iniciativas a decorrer em Viseu.
Esta sexta-feira (25 de junho), a Praça D. Duarte vai receber às 18h00 uma atuação do cantor Pedro Duvalle, acompanhado ao piano por José Alberto. Pelas 19h30, o “Vira o Disco e Conta Outro” recebe Fernando Giestas, Jorge Sobrado e Sofia Moura na Casa do Miradouro, guiando o público numa viagem pelas histórias de ontem, hoje e amanhã.
Às 21h30, o coreógrafo Victor Hugo Pontes apresenta no Parque Aquilino Ribeiro o espetáculo “Uníssono”, recriado com as alunas finalistas do curso de dança da Escola Lugar Presente.
A Incubadora das Indústrias Criativas recebe às 22h00 a segunda sessão do ciclo Short/age, dedicada à exibição de curtas-metragens em competição. Em exibição, vão estar “Kiss Me Through The Window”, da japonesa Sari Kodaka, “19” de Hernâni Duarte Maria e “A Rainha” realizada por Lúcia Pires.
No sábado (dia 26), o dia começa com uma oficina de iniciação ao crochet dinamizada por Ana Seia de Matos a partir das 10h00 no jardim da Casa da Calçada.
O parque da cidade vai receber ao longo da tarde e noite apresentações da escola de dança Lugar Presente, com sessões às 17h30, 19h00 e 21h30.
Também no Parque Aquilino Ribeiro, vai decorrer durante este fim de semana o espetáculo “Andamento 3500” da companhia ArDemente.
No Museu do Linho de Várzea do Calde, além das sessões dedicadas ao ciclo do linho, também decorrerá a apresentação do livro infantil “A Pequena Caracol e a Montanha” de Vanessa Chrystie às 15h00.
Já a Casa da Ribeira vai inaugurar a instalação performativa “Peças Sonoras para Ouvir no Sofá” do projeto Sofá em Mi Maior, da companhia Amarelo Silvestre.
O dia termina às 18h00 no Largo Pintor Gata, com uma sessão do DJ Kazé.
Para domingo (dia 27), o dia começa com atividades de saúde e bem-estar com Alexandre Almeida e Pedro Tavares durante a manhã a partir das 10h00.
O Parque Aquilino Ribeiro receberá a partir das 17h00 o ilusionista Zé Mágico para o espetáculo “Magie Nouvelle”, que funde magia, storytelling e teatro imersivo.
Também no parque, a Orquestra Filarmónica Portuguesa irá fazer um concerto de homenagem ao ex-presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, às 21h30, com comentários de Mário Augusto e um programa constituído por obras de Beethoven, Piazolla e Brahms.
No Teatro Viriato, estreia às 17h00 o projeto Jovens Bailarinos da Companhia Paulo Ribeiro com a direção coreográfica da coreógrafa Tânia Carvalho.