No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O nadador Tomás Sousa, do Académico de Viseu, sagrou-se campeão nacional dos 100 metros mariposa no Campeonato Nacional de Infantis, que decorreu no passado fim de semana (19 a 21 de julho) em Setúbal.
A prova marcou o encerramento da época para a equipa de natação do Académico, que contou com nove atletas para esta última competição: Alice Rodrigues, Filipa Dias, Matilde Fernandes, Maria Miguel Lopes, André Santos, Gabriel Correia, Rafael Parente, Tiago Ôlas e Tomás Sousa.
Tomás Sousa conquistou o título nacional dos 100 mariposa com uma marca de 1.02.86 segundos. O nadador subiu ainda ao pódio na prova de 200 livres, onde foi vice-campeão Nacional, e nos 200 estilos, onde conseguiu a medalha de bronze. Maria Miguel Lopes também obteve o bronze na prova de 100 bruços.
Nas estafetas, o Académico de Viseu conseguiu dois novos recordes da Associação de Natação Centro e Norte de Portugal. A estafeta masculina de 4×50 metros estilos, com Rafael Parente, Tomás Sousa, Tiago Ôlas e André Santos, obteve um novo máximo de sempre e a estafeta mista da mesma prova alcançou o mesmo feito, com Rafael Parente, Maria Lopes, Tomás Sousa e Alice Rodrigues.
O Académico de Viseu também sublinhou o “grande número de novos máximos pessoais” na competição, com uma cifra de “80% de records pessoais”. A época 2024/2025 tem o início agendado para o próximo dia 2 de setembro.