joão matias tavfer
danos incêndios 3
joao azevedo
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Nelas » Nelas acolhe festival internacional de música clássica este fim de semana

Nelas acolhe festival internacional de música clássica este fim de semana

O evento reúne artistas portugueses e estrangeiros e a banda filarmónica de Santar

 Nelas acolhe festival internacional de música clássica este fim de semana
12.09.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Nelas acolhe festival internacional de música clássica este fim de semana
12.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Nelas acolhe festival internacional de música clássica este fim de semana

A rede Music Series Festivals leva esta sexta-feira à noite a Santar, em Nelas, um festival de música clássica, a decorrer até domingo, que reúne artistas portugueses e estrangeiros e a banda filarmónica local, na sua programação.

“Durante estes três dias, de hoje até domingo, vamos ter quatro concertos, sendo o sábado o dia mais longo, a começar com uma matiné às 11:00, com a presença da Banda Filarmónica de Santar”, adiantou á agência Lusa o diretor artístico do festival.

Vasco Dantas acrescentou que a Banda Filarmónica de Santar “incorpora muitos músicos, dos 10 aos 67 anos, oriundos da vila mas também da região do Dão”, e é o único espetáculo gratuito no festival que se realiza nos jardins de uma unidade hoteleira.

Segundo disse à agência Lisa, esta primeira edição em Santar está integrada na rede Music Series Festivals, que também incorpora o Algarve – em outubro na 10.ª edição -, e que no ano transato passou pelos concelhos de Beja e de Guimarães, assim como em localidades do Chile ou Suíça.

O programa completo está disponível na página do festival (musicseriesfestivals.com) e conta com os maestros Rui Nunes e Pedro Neves, os músicos Thomas Encho, Vassilena Serafimova, Letícia Moreno, João Barradas, Joel Cardoso, Sergei Nakariakov e Vasco Dantas.

São espetáculos de “música clássica, mas também com arranjos dos próprios músicos, [com] obras repensadas, improvisos, adaptações a instrumentos, como o acordeão, por exemplo, que não é tão presente” neste estilo musical.

“É possível ouvir, por exemplo, o clarinetista Joel Cardoso a pegar em fados e vai tocá-los no clarinete, acompanhados por um quarteto de cordas da Orquestra Metropolitana de Lisboa”, exemplificou.

O diretor artístico acrescentou ainda que, “muitas vezes, o músico acaba por pegar em temas musicais bastante conhecidos e aprimorá-los de outra forma, fazer uma composição harmónica por trás, para poder tocá-la num instrumento mais clássico”.

Vasco Dantas defendeu que esta rede tem como “objetivo descentralizar a qualidade, porque não é por a música acontecer na Gulbenkian ou na Casa da Música que ela tem mais qualidade, porque os músicos são os mesmos e é uma forma de levar a qualidade a locais que não se deslocam aos grandes” centros urbanos.

Outra das particularidades do festival é acontecer “em sítios acolhedores e em meios onde isso é possível, como vai ser o caso, dos jardins” dessa unidade hoteleira em Santar, Nelas, no distrito de Viseu.

“É um momento no final dos espetáculos de interação onde é possível a degustação de petiscos e produtos regionais e, neste caso, na companhia do vinho do Dão; e além do público está também presente o coletivo de artistas do festival”.

pub
 Nelas acolhe festival internacional de música clássica este fim de semana

Outras notícias

pub
 Nelas acolhe festival internacional de música clássica este fim de semana

Notícias relacionadas

Procurar