No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os concelhos de Nelas e Penalva do Castelo vão aderir a mais uma edição do Dia Mundial do Enoturismo, que irá decorrer este domingo (14 de novembro).
Em Penalva, o dia será assinalado com uma visita às instalações da Adega Cooperativa às 15h00 e uma harmonização de sabores e aromas locais às 16h00.
As inscrições estão abertas até sexta-feira (dia 12), com a lotação limitada a 25 pessoas. Para participar, será necessária a apresentação do certificado de vacinação ou do teste negativo à Covid-19.
Segundo a Câmara, o programa do Dia do Enoturismo no concelho é rotativo e quer dar a conhecer os produtores engarrafadores locais, nomeadamente a Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, a Adega da Corga, a Casa da Ínsua, a Quinta da Boavista, a Quinta da Rebôtea, a Quinta da Vegia e a Quinta do Serrado.
As inscrições podem ser feitas para o número de telefone 232 640 020 (Câmara Municipal) ou através do link disponível nas redes sociais do município.
Já em Nelas, a Câmara convida os produtores locais de vinho a estarem de portas abertas durante este fim de semana.
No domingo, será conhecido o projeto do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão e os mais recentes produtores de vinho de Nelas, além da inauguração de uma exposição sobre o enoturismo na Biblioteca Municipal. A autarquia oferece transporte.
Um dos produtores que irá participar é a Caminhos Cruzados, que vai abrir as portas da Quinta da Teixuga. A adega abre as portas das 11h00 às 18h00 com dois horários de visita guiada, sendo a primeira às 11h00 e a segunda às 15h00. Além da visita, decorrerão ainda piqueniques, jogos de aromas, provas e peddy paper, entre outras atividades.
Em Portugal, o Dia do Enoturismo é dinamizado pela Associação de Municípios Portugueses de Vinho que junta também os concelhos de Viseu, Tabuaço, Lamego, Carregal do Sal e Armamar.
O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho, passando a ter um carácter mundial a partir de 2019.
Ao todo, mais de 600 cidades e municípios de todo o mundo estarão envolvidos na comemoração organizando visitas guiadas a adegas, degustação de vinhos, visitas a locais turísticos e históricos do território, passeios pelas vinhas e harmonizações de vinhos, entre muitas outras atividades.