Sem esquecer o passado e procurando atrair novos públicos, é assim que…
Neste terceiro dia de BTL, a CIM Viseu Dão Lafões brilhou com…
A Turismo Centro de Portugal esteve, uma vez mais, no centro das…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
O centro urbano de Santar, no concelho de Nelas, vai ser requalificado num investimento de quase um milhão de euros (999.728,53 euros), anunciou a Câmara Municipal, que viu aprovada a candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência.
Segundo a autarquia, a obra prevê “a melhoria das condições de acessibilidade para cidadãos com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público, aumentando a qualidade de circulação pedonal e das áreas de permanência destinadas prioritariamente a peões, bem como a reorganização da circulação e de parqueamento de automóveis”.
A empreitada inclui trabalhos de renovação de pavimentos, drenagem pluvial, construção de áreas de estacionamento, colocação de mobiliário urbano e sinalização e arborização, além da criação de uma zona de coexistência (utilização partilhada por peões e veículos).
Com esta obra, promete a Câmara de Nelas, estão garantidos “percursos acessíveis” a locais como a Casa de Santar, o Hotel Casa das Fidalgas, estacionamentos, os Jardins de Santar, o Lar da Misericórdia e as igrejas, escola e paragem de autocarro locais.
A autarquia de Nelas refere que a requalificação do centro urbano de Santar promete elevar esta localidade “ao mesmo nível de outras vilas históricas de Portugal, que promove o território e gera valor, alavancando a economia local”.
Ao mesmo tempo, espera o executivo camarário, a empreitada “vai dar resposta à dinâmica de investimentos associada ao turismo cultural, que capta cada vez mais turistas para o concelho e para a região”.