Geral

04 de 03 de 2023, 11:00

Agenda

Castro Daire assinala dia de luto pelas vítimas de violência doméstica

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens organiza iniciativa esta terça-feira

VIOLÊNCIA NAMORO FORÇA MEDO PESSOAS MÃOS AJUDA (2)

Fotógrafo: DR

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Castro Daire organiza, na próxima terça-feira (7 de março), uma ação de homenagem às vítimas de violência doméstica e famílias. A iniciativa visa assinalar o Dia de Luto Nacional em tributo às pessoas que morreram por este flagelo.

A CPCJ de Castro Daire justifica esta iniciativa pelo facto de o número de vítimas mortais devido a situações de violência doméstica continuar a ser “uma realidade social intolerável e inadmissível” e também pelo facto de esta problemática “ser uma realidade bastante presente” no concelho.

A atividade visa sensibilizar a comunidade de Castro Daire e apelá-la a “contrariar a banalização e a indiferença, homenageando e prestando um tributo às vítimas e às suas famílias e assegurando a consciencialização desta tragédia”.

A ação inclui ainda a inauguração de uma exposição que estará patente no Jardim Municipal de Castro Daire, a partir das 10h00.

As autoridades do distrito de Viseu registaram, em 2021, um aumento de 8,4 por cento no número de queixas por violência doméstica. Segundo o relatório anual de monitorização divulgado pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a PSP e a GNR contabilizaram 886 ocorrências de violência doméstica no distrito, mais 69 em comparação com 2020.