Geral

07 de 02 de 2023, 16:00

Agenda

Livro revela toda a história dos ranchos folclóricos de Castro Daire

Auditório Municipal de Castro Daire recebe este domingo a apresentação do livro “Dançar com a Raiz”

ranchos castro daire

Fotógrafo: Câmara de Castro Daire

O Auditório Municipal de Castro Daire recebe este domingo (26 de fevereiro), às 15h00, a apresentação do livro “Dançar com a Raiz”, que documenta a história dos ranchos folclóricos do concelho.

A publicação, com 376 páginas e mais de 400 fotografias, reúne o acervo documental dos onze ranchos folclóricos que atuam no concelho “entre textos, registos sonoros, documentos e fotografias do historial, trajes e sua descrição, objetos etnográficos, letras e descrição de modas, entre muitos outros”, segundo a organização.

Os ranchos de Almofala, Morenitas de Alva, Santa Maria de Cabril, Granja, Casa do Concelho de Castro Daire em Lisboa, Cantares, Danças e Arte de Bem Falar do Montemuro (Mezio), Santa Maria de Moledo, Flores d'Aldeia de Mosteirô, Alegria do Montemuro (Picão), Associação Desportiva, Cultural e Recreativa Relvense e Termas do Carvalhal participaram na produção do livro.

A publicação insere-se no projeto Memória sobre Rodas entre a associação Binaural Nodar e o Município de Castro Daire e que prevê também um arquivo digital e outras iniciativas associadas como publicações, ateliês, exposições, residências artísticas e espetáculos.

O livro "Dançar com a Raiz" conta igualmente com o apoio de divulgação da Federação do Folclore Português e da rede europeia Réseau Tramontana.