Geral

03 de 10 de 2023, 10:45

Centro Business

O impacto dos desportos nas receitas de outras empresas

As receitas da indústria desportiva chegam a vários setores desde as apostas ao comércio, passando pelo turismo e pelos media

desporto

A indústria de desportos é muito rica. Bilhões e bilhões de dólares são gerados por desportos para os diretores, autoridades, donos, atletas, equipas e todos os agentes que estão diretamente envolvidos nas modalidades desportivas. Mas o interessante é que a indústria de desportos já alcançou a economia de diversos outros setores e comércios, onde o dinheiro gerado diretamente é ofuscado pelos valores criados indiretamente.

Claro, estamos a falar sobre como os desportos estão a fazer outras áreas ganharem dinheiro. Obviamente, a indústria mais conhecida e afetada pelos desportos que tem ganho cada dia mais dinheiro são as apostas. Casas de apostas online são as que melhor lucram com as indústrias de desportos. Desde as diversas plataformas de apostas nos Estados Unidos até o melhor site de apostas desportivas em Portugal e no resto do mundo estão a encher os bolsos através da popularidade e entusiasmo dos utilizadores que adoram apostar enquanto assistem às suas partidas favoritas.

Na verdade, existem alguns desportos ou eventos que angariam milhões e milhões para sites de apostas. Um exemplo disto é o Super Bowl que chegou cerca de US$16BI em apostas.

Mas não são só as apostas em geral que geram renda a partir dos desportos. Existem outros setores que são influenciados diretamente pelos desportos e é fato afirmar que existem economias dependendo diretamente disto.

Retalho
Comercialmente, o setor retalhista tem ganhado bastante dinheiro com desportos. A divulgação é um ponto importante para “comprar” os fãs a apostarem em determinados desportos ou eventos. Não estamos a falar apenas dos anúncios relacionados a desportos, mas também logos em camisas de equipas de futebol, painéis espalhados nos ginásios e campos, entre outras formas de se divulgar.

Jogadores e atletas tornam-se ícones para os fãs e pessoas que desejam somente se vestir como os seus ídolos, calçar os mesmos ténis e usar os seus acessórios. Isso imediatamente estimula todo o mecanismo a vender cada dia mais produtos. Grandes empresas de moda estão a aliar-se a grandes atletas e jogadores que contribuem para o crescimento da venda destes produtos icónicos. Vendas que são influenciadas diretamente pelos desportos e fazem as marcas crescerem cada vez mais, como Nike, Adidas, Puma e Under Armour. Até mesmo as transferências de jogadores importantes influenciam na receita daqueles que dependem dos desportos.

Isto não está somente na aparência. Todo o produto que é endossado, comercializado e promovido pelos atletas torna-se um sucesso instantâneo e verdadeiras máquinas de ganhar dinheiro. As redes sociais têm facilitado bastante a comercialização destes produtos a partir de influenciadores de desportos.

Turismo e Hospitalidade
Além do comércio de retalho, o turismo e hospitalidade são também afetados pelo efeito dos desportos. Isto pode ser facilmente visto quando temos um grande evento desportivo e toda a atividade turística que ele gera.
O dinheiro não surge apenas da venda de ingressos. Quanto mais pessoas num evento desportivo, maior será o consumo e gastos dentro do ambiente que oferece o serviço – seja em restaurantes, bares, acomodações e hotéis ou até mesmo serviços de comida na rua, os famosos fast foods.

A influência dos media desportivos
A presença dos media desportivos também funciona graças aos desportos. Os direitos de transmissão e cobertura de eventos é considerada uma fonte de receita atrativa. As companhias estão ficando cada dia mais ricas graças a grandes eventos, ligas e partidas populares que permitem apostas desportivas em Portugal e no mundo.
Os fãs enlouquecem ao assistirem ao Grand Slam, Super Bowl, as finais e playoffs da NBA, os jogos olímpicos, a Taça Stanley da NHL ou a final da Champions League, tudo transmitido e comentado por profissionais. Todos esses eventos trazem dinheiro, principalmente nos anúncios e patrocínios de marcas populares que pagam caro para terem os seus nomes nos intervalos destes eventos.

Crescimento da indústria
Quanto mais dinheiro entra, maior também será o investimento das equipas nos seus ambientes de trabalho, como estádios e acomodações. O ramo de construção tem recebido bastante verba de grandes empresas na construção de novos centros desportivos, reformas e criação de novos ambientes para grandes eventos desportivos.
Várias vertentes lucram graças à indústria de desportos que hoje chega a gerar uma receita de bilhões. Este rendimento tem ajudado a sustentar vários nichos e colaborar para o crescimento de casas de apostas, desenvolvimento de novas marcas, transmissão de partidas e vários outros setores económicos.