Geral

23 de 05 de 2024, 17:47

Cultura

Fotógrafo Sérgio Valente recorda a Revolução numa tertúlia em Viseu

Museu Almeida Moreira recebe na próxima quarta-feira (29 de maio) o fotógrafo do Porto para uma conversa sobre o 25 de Abril a partir das 18h00

Fotógrafo: Sérgio Valente

O Museu Almeida Moreira, em Viseu, recebe na próxima quarta-feira (29 de maio) o fotógrafo Sérgio Valente para uma conversa sobre o 25 de Abril. A tertúlia acontece a partir das 18h00.

A tertúlia será moderada por Manuela Cruzeiro, investigadora do Centro de Documentação 25 de Abril. A entrada para a tertúlia é livre.

Durante o evento, o público vai poder observar e discutir algumas imagens de Sérgio Valente. Além disso, o fotógrafo partilhará histórias verídicas e experiências vividas durante a Revolução dos Cravos, oferecendo “um olhar único sobre este período marcante da história de Portugal”, explica a Câmara de Viseu.

Sérgio Valente nasceu na cidade invicta, em plena ditadura, no seio de uma família carenciada e politicamente desperta.

Cedo iniciou uma participação social e política que se tornou cada vez mais ativa e ficou marcada por três momentos: a campanha eleitoral do general Humberto Delgado em 1958; a tentativa bem sucedida de não ser mobilizado para a Guerra Colonial e as três prisões a que foi sujeito pela PIDE em 1969, 1971 e 1973.

Até 1 de junho, está patente no Museu Almeida Moreira uma exposição com imagens tiradas pelo fotógrafo entre os anos de 1964 e 1982 na cidade e no distrito do Porto.