Geral

31 de 05 de 2023, 15:05

Cultura

'Noites quentes' em Penalva do Castelo com música, arte e teatro

O concelho de Penalva do Castelo recebe no mês de junho a primeira edição do festival de artes PrimavEira Fest, que vai decorrer em diversos locais incluindo a Biblioteca Municipal

verão na eira penalva do castelo primaveira

Fotógrafo: Facebook/A Eira - Associação Multidisciplinar

O concelho de Penalva do Castelo recebe no mês de junho a primeira edição do festival de artes PrimavEira Fest. O evento, organizado pela Eira Ensolarada – Associação Multidisciplinar, pretende juntar o tradicional com o contemporâneo em diversos locais da vila agregando a música, o teatro, as artes performativas, o circo contemporâneo, as artes plásticas e o cinema, entre outras artes, além de conversas e oficinas.

“Com a primavera já alta e o verão à espreita, esta iniciativa tem como objetivo animar as noites quentes e movimentar as ruas, proporcionando uma programação que busca o diálogo entre o tradicional que nos identifica e o contemporâneo que nos desafia”, sublinha a organização em comunicado.

O PrimavEira Fest pretende oferecer uma programação “diversificada, abrangendo várias áreas artísticas”, visando o “convite para encontros, reflexões e simples fruição” num evento que quer ser inclusivo, envolvendo e unindo pessoas de diferentes gerações.

A iniciativa também representa um contributo da organização para a democratização da cultura e impulsionar os territórios de baixa densidade.

A programação, direcionada para todas as idades, arranca às 10h00 do dia 8 com a instalação “Rostos do Interior” no parque exterior da Biblioteca Municipal e termina pelas 21h30 do dia 11 com um concerto do músico M-PeX na Praça do Antigo Município.

As atrações incluem ainda a exibição do documentário “Olhares, Lugares” de Agnès Varda e JR às 21h30 do dia 8 na Biblioteca Municipal, a exposição de pintura “Humble” de Carla Pinto que inaugura às 18h00 do dia 9, também na Biblioteca, e uma caminhada histórica orientada por André Lopes que começa em Eiras do Dão às 21h00.

A 10 de junho vai haver workshop de animação stop-motion (10h00 na Biblioteca Municipal), uma conversa sobre a terceira idade, os afetos e as dinâmicas (15h00), a performance Venezzi Art de Filipa Adam (17h30 no anfiteatro da Biblioteca) e as atuações musicais do grupo GiraFoles e do DJ Cheganahora, às 21h30 e 23h00, na Praça do Antigo Município.

No dia 11 entra em palco a peça de teatro “A viúva… mas pouco”, encenada pelo Grupo Cartola da Associação URATE, na Casa da Banda.

A associação A Eira, fundada na freguesia de Lusinde e com cerca de três anos de existência, pretende promover a dinâmica cultural na sua zona e envolver a comunidade na criação e fruição artística.