Geral

03 de 06 de 2023, 09:00

Cultura

Sementeira regressa ao centro histórico de Viseu em julho

Organização do festival já fez chamada aos artistas com as inscrições abertas até este sábado. Evento Sementeira decorre há dez anos e é organizado pelo Bloco de Esquerda

exposição sementeira inauguração 2 julho 2021

Fotógrafo: D.R.

A Sementeira do Bloco de Esquerda (BE) vai realizar a 11.ª edição de 12 a 16 de julho no centro histórico de Viseu. O partido que organiza o festival cultural refere que a programação prevê recitais, teatro, tertúlias, debates, oficinas, workshops e projeções de filmes.

As inscrições para a participação de artistas estão abertas até este sábado (3 de junho). A Sementeira “tem como missão democrática e comunitária, garantir espaços, condições técnicas e logísticas” e “orgulha-se de ser uma curadoria coletiva que envolve os artistas no processo e organização permitindo dar voz às suas inquietações através da arte”, aponta o BE.

A Sementeira decorre desde 2013 na sede local do Bloco, junto à Sé de Viseu, que tem sido palco de exposições, concertos, recitais, espetáculos de teatro, dança, tertúlias, debates, workshops e oficinas, além da projeção de filmes e apresentações de livros, entre outros eventos.

O objetivo da Sementeira passa, lembra o Bloco de Esquerda, por dar a conhecer artistas e projetos culturais emergentes, sobretudo locais e regionais, “aproveitando o grande fluxo de visitantes no verão (nomeadamente durante os Jardins Efémeros)”.