Geral

25 de 07 de 2021, 17:56

Cultura

Viseu, Aveiro e Guarda unidas pela A25… e pela cultura

A parceria entre os municípios vai envolver o Carmo’81, em Viseu, o Teatro Aveirense e o Teatro Municipal da Guarda. Esperam-se concertos da Orquestra Filarmonia das Beiras com António Zambujo e da Orquestra Filarmónica Portuguesa com Cuca Roseta

Eixo Cultural A25 – Rede de Programação e Criação Viseu Aveiro Guarda

Fotógrafo: D.R. / Câmara de Viseu

Concertos, residências emergentes e instalações de luz são algumas das propostas da iniciativa “Eixo Cultural A25”, apresentada na última sexta-feira (23 de julho), que une Viseu, Aveiro e Guarda. Trata-se de uma “parceria estratégica que apresenta uma programação em rede a implementar este ano”.

A parceria entre os municípios vai envolver o Carmo’81, em Viseu, o Teatro Aveirense e o Teatro Municipal da Guarda, “que juntam seis artistas locais em três residências artísticas: Himalaian (Aveiro) e Bang Avenue (Viseu), Smoke Hills (Viseu) e Rogério Peixinho (Guarda) e César Estrela (Guarda) e Le Bruit (Aveiro)”, adianta a Câmara em comunicado.

Cada grupo terá de criar um máximo de nove temas originais, dando lugar a um novo projeto musical com assinatura de duas cidades diferentes, que apresentará em cada uma das três cidades: Aveiro a 8 de agosto, Guarda a 11 de setembro e, por último, Viseu a 16 de setembro.

Além disso, o “Eixo Cultural A25 – Rede de Programação e Criação” conta ainda com concertos. A Orquestra Filarmonia das Beiras com António Zambujo vai visitar as três cidades e vai começar por Aveiro na próxima quinta-feira (29 de julho), seguindo para a Guarda, a 12 de setembro, acabando no Adro da Sé, em Viseu, a 20 de setembro.

Já a Orquestra Filarmónica Portuguesa com Cuca Roseta começa por Viseu, a 18 de setembro, depois segue para a Guarda, a 19 de setembro e termina o trio de concertos em Aveiro, a 27 de outubro.

Nos dis 24 e 25 de setembro também haverá instalações de luzes pelas três cidades.

A sessão contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, do presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e do presidente da Câmara da Guarda, Carlos Monteiro.