Carlos Eduardo

15 de 01 de 2022, 09:00

Desporto

Exclusivo: "A caminhada no Euro 2022 não será fácil", admite Fábio Cecílio

O Jornal do Centro falou em exclusivo com Fábio Cecílio e André Coelho, dois jogadores naturais do distrito de Viseu, recentemente convocados para o Europeu de 2022 de futsal. Jorge Braz, o selecionador português, voltou a apostar nos dois atletas. Neste Euro, André e Fábio antecipam jogos difíceis, agradecem o carinho da região de Viseu e pedem o apoio de todos em mais um título que a Seleção das Quinas vai tentar vencer.

Fábio Cecilio e André Coelho Seleção Nacional Futsal

Fotógrafo: D.R. FPF

É um exclusivo Jornal do Centro. André Coelho e Fábio Cecílio, convocados por Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, para o Europeu de 2022 fizeram a antevisão deste campeonato em que Portugal entra como campeão em título. Ambos os atletas nasceram na região. Fábio Cecílio é natural de Tabuaço. O jogador que atua na posição de ala/pivot vai vestir a camisola nº5.

Tal como a seleção portuguesa, também este jogador vai entrar com o estatuto de campeão europeu e mundial. E ser, de novo, chamado por Jorge Braz é, na opinião de Cecílio, resultado de muito trabalho. "É sempre bom para mim. Significa que o meu trabalho se reflete. Do que depender de mim, hei-de dar tudo de mim em campo para ajudar a nossa seleção", confessa.

"As equipas vão querer entrar com tudo" contra Portugal, refere Fábio Cecílio
Questionámos Fábio Cecílio sobre o eventual favoritismo de uma seleção que é atual campeã e mundial. O jogador garante que numa prova destas não há favoritos. "Sabemos que este ano, apesar de sermos campeões europeus, as equipas vão querer entrar com tudo. É normal. É o preço que se paga por ser campeão da Europa. A nossa caminhada não será fácil. O nosso foco é trabalhar bem para chegar aos jogos e conquistar os três pontos", avança o ala.

Para além de Portugal não ser favorito, Fábio Cecílio não espera facilidades neste campeonato em que Portugal se estreia frente à Sérvia. No grupo está ainda o país anfitrião e ainda a Ucrânia. "Não há adversários fracos. São equipas consistentes e muito competitivas. Realço que fisicamente são equipas muito fortes. Vão ser jogos extremamente difíceis e nós teremos de estar nas nossas máximas capacidades", antecipa Cecílio.

Um orgulho e uma grande alegria ser de novo chamado, diz Cecílio
Numa mensagem para os adeptos de futsal da região de Viseu, Fábio Cecílio garante que tanto ele como André Coelho vão esforçar-se para o sucesso de Portugal. "Continuem a apoiar-nos. Isso é o mais importante para nós", concluiu o jogador natural de Tabuaço.

Também André Coelho, que é natural de Nelas e vai vestir a camisola nº2 da Seleção das Quinas neste Europeu, está orgulhoso com nova chamada à seleção nacional. O jogador conta que recebeu a notícia com "grande alegria" que significa "mais um objetivo cumprido".

Perspetivam-se jogos equilibrados, alertam jogadores
Garantindo que Portugal não é favorito neste Europeu, André Coelho assegura que a seleção tudo fará para ir atrás do sonho de revalidar o título. "Somos mais um dos candidatos. Estamos na luta por este europeu. Sabemos que a fasquia está elevada pelo que temos feito nos últimos anos e competições. Vamos em busca do nosso sonho porque somos ambiciosos", remata o jogador natural de Nelas.

André Coelho perspetiva um Europeu com jogos muito equilibrados. "Todas as seleções têm crescido. A competitividade aumentou, o nível individual também. Estamos à espera de um grupo complicado e de um Europeu muito difícil. Tudo iremos fazer para conseguir vencer", refere.

Portugal começa a defesa do título no dia 19 de janeiro
No grupo A, André Coelho diz que Portugal vai encontrar três adversários que conhece bem. "Jogámos com a Sérvia agora no Mundial, a Ucrânia também defrontamos recentemente, tal como a Holanda. Vamo-nos preparar primeiro. Saber muito bem o que temos de fazer. Estamos num período ainda muito inicial da preparação. Só mais próximo dos jogos é que nos vamos focar mais nos adversários", admite o atleta. Tal como Fábio Cecílio, André Coelho admite que sente "sempre muito carinho quando visitamos o nosso distrito e voltamos às nossas origens".

Portugal entra em jogo neste Europeu para defrontar a Sérvia no próximo dia 19. Segue-se o duelo com o anfitrião do torneio, os Países Baixos, no dia 23 e fecha a fase de grupos no dia 28, com a Ucrânia.