Ana Fernandes

08 de 04 de 2021, 16:17

Desporto

Terceira Liga estreia na próxima temporada e já é conhecido o formato

Vão participar 24 clubes, 22 do Campeonato de Portugal, mais dois que descem da Segunda Liga

Futebol genéricas

A Federação Portuguesa de Futebol deu hoje a conhecer o formato da competição da Terceira Liga que vai arrancar já na próxima temporada 2021/2022.

Na época de estreia da prova, vão participar 24 clubes (22 do Campeonato de Portugal, mais dois que descem da Segunda Liga), que vão ser divididos em dois grupos para disputar a 1.ª Fase - a Série Norte e Sul - a duas voltas.

A segunda fase da competição é composta pela Fase Apuramento de Campeão, "onde vão estar os primeiros quatro classificados de cada série da 1.ª Fase, e pela Fase Manutenção e Descida, integrada pelas restantes 16 equipas (do 5.º ao 12.º classificados das duas séries da 1.ª Fase)", como se pode ler em comunicado, na página oficial da Federação.

No que diz respeito à Fase Apuramento de Campeão, disputada também a duas voltas e ordenada por duas séries, os líderes de cada grupo sobem diretamente à Segunda Liga e marcam encontro para se conhecer o campeão da Terceira Liga, a disputar a duas mãos.

Os dois emblemas que terminem esta Fase Apuramento de Campeão em 2.º lugar das respetivas séries vão disputar um play-off, também a dois jogos. O vencedor deste duelo vai jogar outro play-off, desta feita com o antepenúltimo classificado da Segunda Liga Portugal, para se apurar a outra equipa a marcar presença no segundo escalão do futebol.

Quanto à Fase Manutenção e Descida, disputada também a duas voltas, as equipas serão divididas em quatro séries. Ou seja, quem tiver em quinto da classificação da 1.ª Fase transita com oito pontos, quem tiver em sexto inicia com sete, quem tiver em sétimo com seis e assim sucessivamente até ao 12.º, que irá arrancar com um ponto.

Os últimos classificados de cada uma das quatro séries descem de divisão. Em sentido contrário, do Campeonato de Portugal irão subir quatro emblemas.