Geral

27 de 01 de 2023, 17:07

Diário

António Costa recebido em Viseu com protesto dos funcionários judiciais

Secretário-geral do PS vai participar na iniciativa “Lado a lado com os portugueses. Prestar contas”

tribunal de viseu josé antónio jesus

O secretário-geral do PS, António Costa, vai ser recebido este sábado (28 de janeiro) à tarde, em Viseu, com um protesto dos funcionários judiciais, que irão manifestar-se em frente ao Pavilhão Multiusos, que será o palco da iniciativa “Lado a lado com os portugueses. Prestar contas”.

“Vamos fazer uma manifestação em frente ao Pavilhão Multiusos para exigir ao Governo que seja satisfeito o nosso caderno reivindicativo, que é já muito antigo infelizmente”, começa por dizer Luís Barros, secretário coordenador da Comarca de Viseu do Sindicato de Funcionários Judiciais.

“As nossas principais reivindicações é o preenchimento integral dos lugares vagos, faltam cerca de 1000 funcionários nos tribunais, 30 na Comarca de Viseu. Os tribunais estão a entrar em rutura e é preciso que haja um rejuvenescimento da classe”, defende.

Os trabalhadores do setor da justiça querem que sejam abertos procedimentos com vista às promoções nas diversas categorias. Luís Barros diz que na Comarca de Viseu há funcionários mais cerca de 25 anos à espera de subir na carreira.

“Queremos a inclusão de um suplemento de recuperação processual no vencimento, que já foi prometido há 20 anos e ainda não foi cumprido. Defendemos a regulamentação do acesso ao regime de pré-aposentação e um estatuto socioprofissional”, acrescenta.

Este sábado há protesto em Viseu e a 15 de fevereiro a nível nacional os funcionários judiciais partem para uma greve. O pré-aviso já foi entregue ao Governo. Os trabalhadores dos tribunais avisam que se a tutela não atender às suas lutas irão fazer greve a alguns atos, nomeadamente nas diligências, atos contabilísticos e registos criminais”.

António Costa vai estar no Pavilhão Multiusos de Viseu a partir das 17h00 para o evento político “Lado a lado com os portugueses. Prestar contas”.