Geral

07 de 03 de 2022, 12:28

Diário

Calendário sensibiliza crianças para o combate ao preconceito da idade

Jornal do Centro e movimento Stop Idadismo lançaram o calendário 8 e 80, já distribuído pelas escolas

calendário 8 e 80

O Jornal do Centro e o movimento Stop Idadismo lançaram o “Calendário 8 e 80”, visando sensibilizar os mais novos para o combate contra o preconceito da idade.

O calendário já começou a ser distribuído pelas escolas e busca promover, através de uma linguagem simples e desenhos adequados à idade dos estudantes, as práticas da educação para a não discriminação.

O coordenador do movimento e presidente das Obras Sociais de Viseu, José Carreira, acredita que o calendário irá contribuir para ensinar as crianças “sobre como podem ajudar a reduzir os preconceitos e a marginalização das pessoas devido à idade”.

“O calendário é uma ferramenta em linha com as estratégias definidas pela Organização Mundial da Saúde para o combate ao idadismo, que compreende a realização de atividades educativas e intervenções intergeracionais, entre outras”, destaca.

No lançamento do calendário, representantes do movimento Stop Idadismo entregaram exemplares à secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, ao secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e ao secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

No encontro, também foi anunciado o início do processo de criação da Associação Stop Idadismo que, segundo o movimento, “permitirá robustecer as ações desenvolvidas” desde abril de 2021.

“A Associação já trabalha com os seus parceiros ibero-americanos na criação de uma ferramenta para fomentar boas práticas no combate ao idadismo nas entidades públicas e privadas, com o objetivo de construir um mundo para todas as idades”, é lido no comunicado do Stop Idadismo.

Integrado por diversas organizações iberoamericanas, o movimento foi criado como “uma resposta da sociedade civil internacional a uma das maiores violências contemporâneas contra a pessoa idosa, o preconceito por idade, conhecido como idadismo”.

“O objetivo central do movimento é produzir e difundir informações, reflexões, dados atualizados e outros elementos que contribuam para ações organizadas de enfrentamento ao idadismo. Nesse sentido, vem promovendo uma série de campanhas de conscientização sobre o problema”, conclui o movimento.