Geral

05 de 04 de 2022, 08:50

Diário

Coordenadora de oncologia da CUF Viseu reconhecida pela Ordem dos Médicos

Helena Gervásio foi condecorada no 24.º Congresso da Ordem dos Médicos com a atribuição da Medalha de Mérito

helena gervásio homenagem

Fotógrafo: D.R.

A coordenadora de oncologia do Hospital CUF Viseu, Helena Gervásio, foi condecorada no 24.º Congresso da Ordem dos Médicos com a atribuição da Medalha de Mérito.

A distinção foi atribuída no último fim de semana, em Lisboa. Segundo uma nota divulgada pela CUF, a Ordem dos Médicos reconheceu “a dedicação ao exercício da Medicina e o contributo para a dignificação da profissão médica e da Medicina em geral, prestigiando a carreira profissional e o mérito pessoal de Helena Gervásio”.

“O seu trajeto humano e profissional foi distinguido como um exemplo para todos os médicos portugueses, não só, pelas suas qualidades profissionais, mas também pelo humanismo e dedicação com que acompanha os seus doentes”, acrescenta a nota.

Helena Gervásio iniciou a sua carreira hospitalar em 1979 no Instituto Português de Oncologia de Coimbra, onde foi diretora do Serviço de Oncologia Médica entre 2001 e 2016, tendo integrado a CUF em 2017. Detém o título de especialista em Oncologia pela Ordem dos Médicos e o Diploma Europeu em Oncologia Médica pela European Society for Medical Oncology.

Do seu currículo destaca-se, ainda, a presidência da Sociedade Portuguesa de Oncologia e do Colégio da Especialidade de Oncologia Médica da Ordem dos Médicos, bem como a autoria e coautoria de vários estudos publicados em revistas nacionais e internacionais.

É também editora da versão portuguesa da revista científica The Lancet e da revista de investigação da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro.