IMG_1290
Assembleia Municipal Viseu julh 25 2
Assembleia Municipal Viseu julh 25 1
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

25.06.25
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
autarquicas 2025
ps tondela miguel torres
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
sunset adega vila nova de tazem
Home » Notícias » Diário » Empresa aposta em ‘vinhos sem regras’ para posicionar o Dão

Empresa aposta em ‘vinhos sem regras’ para posicionar o Dão

pub
 Empresa aposta em ‘vinhos sem regras’ para posicionar o Dão - Jornal do Centro
10.06.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Empresa aposta em ‘vinhos sem regras’ para posicionar o Dão - Jornal do Centro
10.06.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Empresa aposta em ‘vinhos sem regras’ para posicionar o Dão - Jornal do Centro

A No Rules Wines é o mais recente projeto do enólogo Tiago Macena para promover a região do Dão e parte de um investimento de um milhão de euros, que tentará faturar este ano, para chegar aos cinco milhões em 2030.
A compra de uma vinha no Douro e a abertura de uma sala de provas no Dão sã os dois projetos a curto prazo.
A marca de “vinhos sem regras” junta trio do Dão: o enólogo Tiago Macena, o empresário António Sousa Martins e o consultor internacional de vinhos, Cláudio Martins.

Há dois anos no mercado, a “No Rules Wine” – que em português quer dizer “Vinhos sem Regras”, fundada pelos amigos António Sousa Martins, Cláudio Martins e Tiago Macena, os três com ligações reconhecidas ao mundo vínico, nasceu com vontade de se distinguir pela irreverência e autenticidade de fazer “vinhos tranquilos do Dão sem regras”, honrando a tradição do Dão, mas procurando “elevar esta região vitivinícola a um patamar superior”.

Este é o “terroir” base do projeto, que surge com o objetivo principal de “expressar uma enologia que mostre a origem das uvas”, através de um investimento inicial de um milhão de euros. “Temos alguns vinhos menos usuais, tirando partido do potencial enológico da região e da nossa vontade de arriscar em alguns vinhos. A maior parte dos vinhos são DOC Dão, mas também temos vinhos Indicação Geográfica Protegida (IGP), nos quais nos é permitido o trabalho com outras técnicas e castas”, diz Tiago Macena. “CÓDIGO” foi a primeira marca de vinhos que apresentaram ao mercado, com quatro propostas, entre brancos e tintos, e que em poucos meses viu esgotado o stock de cerca de três mil garrafas de cada referência.

Em breve, uma sala de provas, à porta fechada, na adega que a empresa tem em Nelas vai permitir receber entusiastas por experiências vínicas fora da caixa.
A aquisição de uma vinha no Douro também está nos planos do trio.
“Autenticidade”, “Sustentabilidade” e “Transparência” são os pilares principais da empresa, que já marca presença no mercado internacional, concretamente em Angola e Reino Unido. Para António Sousa Martins, o objetivo é “continuar a explorar novos mercados” e posicionar a marca entre as melhores do setor vinícola. “Desde a produção de vinhos mais requintados, em poucas quantidades e valores mais elevados, a vinhos “simples” e “descomplicados”, a preços mais acessíveis e em maiores volumes, a empresa quer “promover o melhor do Dão”.

AS QUINTAS
A adega no centro de Nelas, processa uvas de três parcelas de vinha arrendada, em diferentes localizações, solos graníticos —? Póvoa das Quartas (Oliveira do Hospital) Girabolhos e Vila Nova de Tazem (Gouveia). A adega da NO RULES WINES localiza-se em Nelas, região vinícola do Dão, e testemunha a “tradição vinícola combinada com técnicas modernas de vinificação”.

pub
 Empresa aposta em ‘vinhos sem regras’ para posicionar o Dão - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Empresa aposta em ‘vinhos sem regras’ para posicionar o Dão - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar