Geral

28 de 03 de 2023, 10:56

Diário

Marcelo e António Costa em Viseu para mostrar o PRR em movimento

Na agenda de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa estão deslocações a Tondela, Viseu e Mangualde

marcelo e rebelo

O Presidente da República e primeiro-ministro estão na próxima sexta-feira de visita a Viseu, Tondela e Mangualde para visitar obras e projetos, no âmbito da iniciativa promovida pelo Governo "PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) em Movimento.

Na agenda de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa está uma deslocação a Lageosa do Dão - a primeira paragem – para ver no local as obras de construção do lar de idosos, centro de dia, creche e apoio domiciliário da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva do Vinhal. O investimento previsto é de cerca de 3 milhões de euros, com apoios de 1,7 milhões do PRR e outros 1,1 milhões da autarquia.

A comitiva segue depois para Viseu para ver a reabilitação do Bairro Municipal que está em curso, num investimento global de 6,8 milhões de euros e que tem, também, fundos do PRR.
São 78 habitações que estão a ser remodeladas, respeitando a traça arquitetónica do Bairro, e das quais 40 no âmbito do “1° Direito/PRR” para os atuais moradores e 38 destinadas a famílias jovens de médios e ou médios/baixos rendimentos, financiadas pelo “Arrendamento Acessível/PRR”.
O projeto contempla ainda a requalificação do espaço público exterior, melhorando os seus arruamentos e criando espaços verdes e de lazer, para o usufruto de toda a comunidade.

A visita termina na Stellantis (antiga PSA), em Mangualde, uma das empresas que faz parte das agendas mobilizadoras para a inivação empresarial com o projeto “GreenAuto” que tem em vista a produção de um novo veículo comercial ligeiro em Portugal com baterias e tem mais de 31 milhões de euros de incentivo comunitário.