Diogo Paredes

12 de 10 de 2023, 19:03

Diário

Viseu: secretária de Estado inaugura centro de apoio à integração de migrantes

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara, Fernando Ruas, e da vereadora da Ação Social, Leonor Barata. Espaço dedicado à migração localiza-se na rua João Mendes (Rua das Bocas)

Inauguração do CLAIM de Viseu secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues Migrações, Isabel

Fotógrafo: Diogo Paredes

Foi inaugurado esta quinta-feira o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Viseu. Este novo espaço para o apoio a migrantes fica localizado na rua João Mendes, conhecida como Rua das Bocas.

A inauguração do CLAIM de Viseu contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, da vereadora responsável pela Ação Social, Leonor Barata, e ainda da secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues. Este espaço vem complementar o CLAIM que já se encontra em funcionamento no Politécnico de Viseu, e que foi desenhado sobretudo para responder aos estudantes. “Viseu felizmente tem recebido muito mais pessoas da população estrangeira que não apenas estudantes”, afirmou a secretária de Estado.

Os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes são gabinetes responsáveis pelo apoio durante o processo de integração dos migrantes, estabelecendo pontes com as estruturas locais. Os serviços do CLAIM podem ser requisitados para assuntos relacionados com regularização, nacionalidade, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde ou educação, de entre outros.

O espaço inaugurado agora na rua João Mendes é o 156º a integrar a rede CLAIM no país. “Iremos aproveitar esta rede CLAIM, que oportunamente será dotada dos recursos necessários para que possa ser um complemento a esta rede [Agência para a Integração, Migrações e Asilo, que irá substituir o SEF dentro das responsabilidades administrativas] e aumentar a sua presença no território, facilitando a vida a quem precisa de um documento administrativo”, explicou Isabel Almeida Rodrigues.

“No momento em que Portugal continua a acolher muitos migrantes esta comunidade desempenha reconhecidamente um papel fundamental para a nossa atividade económica, numa altura em que se verifica um pouco por toda a Europa a escassez de mão de obra por um lado, e por outro o contributo muito importante que esta comunidade dá para a Segurança Social, e, portanto, para a sustentabilidade dos sistemas de proteção”, afirmou ainda a secretária de Estado. Isabel Almeida Rodrigues destacou ainda a importância dos migrantes para colmatar o problema demográfico do interior do país, com uma pirâmide etária cada vez mais invertida.

“Enfrentamos um verdadeiro e rigoroso inverno demográfico, não estamos a conseguir assegurar a substituição das gerações, e esse problema tornar-se á mais agudo à medida que as pessoas que estão hoje nas faixas etárias da população ativa integrarem as faixas mais elevadas na pirâmide etária”, continuou a governante. “Do ponto de vista da substituição das gerações e da sustentabilidade dos próprios sistemas de proteção social, as migrações desempenham um papel fundamental.”

Em muitos casos, contou, é importante ter presente que a migração é uma oportunidade de procurar algo que muitas vezes não são condições de realização, mas sim condições de sobrevivência. “Há territórios no mundo onde as pessoas enfrentam diariamente muitas dificuldades no acesso a comida, água e coisas que para nós são impensáveis. É importante que a Europa não acolha apenas porque precisa, mas sobretudo pelo seu espírito solidário “, concluiu. “Foram as migrações que configuraram o mundo que nós conhecemos hoje e as nações que nós conhecemos hoje. É algo que devemos ter sempre presente.”

Os interessados em usufruir do CLAIM de Viseu devem marcar uma hora de atendimento através do email claimviseu@cmviseu.pt ou através do número de telefone 232427434. Os atendimentos realizam-se da 9h00 às 13h00 de segunda a sexta-feira.