Geral

14 de 08 de 2023, 11:22

Diário

Voluntários reabilitam três casas em Tondela com a ajuda do município

A iniciativa, promovida pela associação Just a Change, visa reabilitar casas de famílias carenciadas destruídas nos incêndios de outubro 2017

Fotógrafo: CM Tondela

Começaram esta segunda-feira os trabalhos de reabilitação de três casas de famílias carenciadas no concelho de Tondela. As obras estão a ser realizadas por 33 voluntários da associação Just a Change.

Duas das casas intervencionadas estão localizadas na freguesia de Molelos e a terceira em Póvoa do Rodrigo Alves, na freguesia de Tonda. As empreitadas de requalificação dos espaços habitacionais, financiadas em 40 mil euros pelo município de Tondela, decorrerão até ao dia 27 de agosto.

As famílias abrangidas foram selecionadas pelo Serviço de Ação Social da Câmara Municipal, em colaboração com os presidentes das Juntas de Freguesia envolvidas. Estes três agregados familiares possuem diversas vulnerabilidades sociais e foram considerados elegíveis por viverem sem condições dignas de habitação.

Além de financiar as empreitadas, a Câmara Municipal de Tondela assegura o apoio complementar necessário à execução dos trabalhos. O município está ainda responsável pelo acolhimento das três dezenas de voluntários, contando para o efeito com a colaboração de instituições sociais das freguesias em que decorrem as reabilitações habitacionais e da Escola Profissional de Tondela.

A Just a Change chegou pela primeira vez ao concelho de Tondela em 2018, após os incêndios de outubro de 2017. Com o apoio do município, a associação já recuperou 23 habitações, num investimento global de cerca de 287 mil euros.