Geral

24 de 07 de 2022, 08:48

Lifestyle

Há sardinha nova... na Bordallo Pinheiro

“Tarot da Sardinha” lança as sardinhas, com assinatura de autores portugueses, espanhóis e brasileiros, para um destino recheado de dias felizes

sardinhas bordallo

Futurologia à parte, há sempre um motivo para sorrir todos os anos. O lançamento da “Sardinha by Bordallo Pinheiro” é uma tradição que nos deixa confiantes num futuro mais risonho. A famosa coleção “Sardinha by Bordallo Pinheiro”, cuja original nasceu há mais de um século da mestria de Raphael Bordallo Pinheiro, e é reinterpretada anualmente por artistas e personalidades dos nossos tempos, apresenta-se, em 2022, com 12 novos modelos e uma Sardinha Edição Especial, que completam o cabaz de 100 sardinhas, que os consumidores anseiam anualmente.

Tendo por base a sardinha que o mestre Raphael Bordallo Pinheiro imortalizou, são inúmeras as personalidades das mais variadas origens e áreas artísticas que, desde 2014, dão o seu cunho pessoal, com criatividade, e alguma irreverência, à coleção, surgindo todos os anos novas sardinhas.
Motivos para sorrir, dar alegria e cor aos nossos dias, marcaram a criatividade dos artistas responsáveis pela criação das 12 sardinhas que fazem parte da canasta deste ano. “Tarot da Sardinha” lança as sardinhas, com assinatura de autores portugueses, espanhóis e brasileiros, para um destino recheado de dias felizes.

Nomes como Duvivier, José Aurélio, Sónia Travassos e Raquel Krugel entregaram-se à criação desta sardinhas, que se apresentam vestidas de cor e alegria, prontas a fazer parte da decoração de qualquer casa.
Nuno Barra, administrador da Bordallo Pinheiro, revela que “é com muito entusiasmo que apresentamos uma coleção tão feliz como a deste ano. A junção de áreas tão distintas como a pintura, musica, humor, escultura, associadas à arte cerâmica são uma celebração da criatividade. Criar emoções através de peças como as sardinhas deixa-nos muito felizes”.

“Sardinha by Bordallo Pinheiro” é uma coleção que surgiu em 2014, resultante da estreita colaboração entre a Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, fundada em 1884 nas Caldas da Rainha e a EGEAC/Câmara Municipal de Lisboa.
Todas as sardinhas estão ao alcance na rede de lojas da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro e na loja online https://pt.bordallopinheiro.com/ pelo preço individual de 19.9 euros. O pack de duas tem um preço de 37,9 euros A sardinha de autor, tem o custo de 199 euros e é numerada e limitada a 176 exemplares.

Sardinhas de 2022
A Lagosta que me habita by Luciana Novis (Stylist – Brasil)
A sardinha com alma de lagosta é uma metáfora onde a vida é nosso oceano particular: um lugar onde precisamos fluir como sardinha e crescer como lagosta para sair da zona de conforto. É no constante ciclo de amolecer e criar cascas que evoluímos para sermos cada vez mais quem somos. Não é o mar que muda o nosso jeito de navegar, é o nosso jeito de navegar que muda o mar.

Curiosa by Alix Duvernoy (Stylist – Brasil)
Sardinha curiosa, apaixonada por todas as cores e aberta para acolher todos os sabores.

A Galope by Sónia Travassos (Artista plástica – Portugal)
Num ritmo descompassado do coração, como que uma dança a dois tempos, a vida é sempre uma escolha. Quem nunca viveu no futuro ou quis correr velozmente para o passado? Enquanto isso o presente derrete-nos. Durante esse tempo, podemos pisar o chão com firmeza, e a isto chama-se coragem.

Silêncio by Herculano Costa (Artista plástico – Portugal)
O silêncio é fundamental para o equilíbrio do corpo e do espírito. Porém, nem todos os silêncios são verdadeiros e, por assim ser, mais entristecem quem os procura. O silêncio de qualidade - esse sim, diferente de todos os demais - preenche-nos a Alma e eleva-nos a patamares subtis e transcendentes; liga-nos à Natureza e põe a nú a nossa natureza - a autêntica.

Primavera by Mercedes Bellido Piñol (Ilustradora – Espanha)
“Queria fazer um desenho primaveril onde as flores e borboletas jogassem com a forma da sardinha, dando lugar a um desenho divertido.”

Sardenta by Duvivier (Humorista e escritor – Brasil)
Na língua portuguesa, as sardinhas moram no mar, mas também na face. Há quem tenha um cardume de sardinhas sobre as maçãs do rosto. No Brasil, come-se de tudo, sobretudo uns aos outros. Canibalismo é uma tradição antiga, pré-cabralina (e pós também). Devora-te a ti mesmo, disse Sócrates, o jogador de futebol. Gostamos de sardinhas e maçãs, sobretudo com batatas - da perna.

Mangá by Ana Carolina (Jovem estudante do secundário com muito talento – Portugal)
“Desenvolvi este trabalho com a criatividade e o gosto pelo desenho que sempre me acompanham. Foi necessário regra para parar, porque desenhava um cardume de sardinhas! Tentei expressar paixão, emoções e sentimentos, sempre muito presentes no Mangá.”

Greta by World Press Cartoon (Dário Castillejos – México)
A sardinha que quer deixar como herança um mundo melhor do que aquele que a sua avó lhe deixou mas, tem de lutar contra todo o tipo de lobos esfomeados

Barcelo by Raquel Krugel (Ilustradora e Sound Designer – Brasil)
Oficialmente um dos símbolo de Portugal, o Galo de Barcelos é uma grande figura popular lusitana que foi se espalhando e fortalecendo ao longo das décadas, imortalizado na arte, não só da cidade de Barcelos, mas de todo Portugal, seja em madeira, louça ou cerâmica. É o souvenir português mais famoso! Com linguagem contemporânea, a arte feita é uma releitura da famosa lenda e retrata em traços, elementos e cores, o dia e a noite como frente e verso, respetivamente, a presença deste forte símbolo na cultura portuguesa.

Nova Costa by Ana Sofia Duarte Gonçalves (Ilustradora – Portugal)
Inspiração, maresia, criatividade e alegria são o reflexo das Casas da Costa Nova. Lugar único no mundo, repleto de autenticidade e poesia, traz um convite à vida para experienciar o novo e viver numa nova costa.

Fé by Betina de Luca (Stylist – Brasil)
“Me inspirei na semelhança de cultura e arquitetura que a cidade de Salvador tem com Lisboa. E tive a ideia de representar com uma estampa de guias. As guias são colares de miçanga que cada um tem com uma cor diferente representando um orixá do candomblé”.

Azulejinha by Raquel Krugel (Ilustradora e Sound Designer – Brasil)
Azulejinha é uma sardinha que mostra e valoriza a beleza dos grafismos e técnicas de pintura portuguesa em azulejos. A decoração ornamental deste artefacto tem uma das faces decoradas e vidradas, resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, tornando-se impermeável e brilhante. Portugal, como ninguém, aprendeu o método de fabrico e de pintura, e o azulejo português tornou-se uma das marcas de expressão mais fortes da sua cultura. Para uma peça em cerâmica que represente a cultura lusitana, nada como reverenciar esta arte tão presente e fascinante nos cantos de todo Portugal.

Óscar da Sardinha – Sardinha de Autor by José Aurélio (Artista plástico e escultor – Portugal)
“Ao ser convidado para executar uma sardinha, a partir da sardinha do Bordallo, Mestre Cerâmico, cujo trabalho sempre admirei, fui posto perante um problema de difícil solução, não só pelo confronto com a imaginação do Mestre, mas também pelo confronto com o trabalho dos autores, que vão dando corpo a este projeto da Fábrica Bordalo. Assim, fiz uma visita à parte da produção da Bordallo, que me permitiu encontrar elementos, que figuram na ‘minha sardinha’. Acabei por fazer uma complexa mistura de vários fragmentos de diversas obras de produção da Fábrica, que deram origem a um óscar que pretende homenagear um pequeno peixe, que apesar de ser pequeno no tamanho, é grande no sabor e na importância que tem para quem o pesca e para quem o consome, grelhado nas brasas.”
Esta é uma edição numerada limitada a 176 exemplares.