No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A concessionária de autoestradas Ascendi instalou um novo sistema de barreiras de segurança na A25, autoestrada que atravessa o distrito de Viseu.
A instalação foi feita no seguimento de um plano de investimento no valor de mais de 22 milhões de euros que visa a substituição dos rails de proteção nas autoestradas geridas pela empresa. O objetivo passa por “aumentar os níveis de segurança na sua rede” de vias, explica a Ascendi em comunicado.
A solução na A25 foi criada após a Ascendi ter detetado que não havia no mercado “nenhuma solução homologada que conseguisse responder aos requisitos de segurança pretendidos”. A concessionária realizou uma parceria com a empresa Roadsteel Engineering para desenvolver “um novo e inovador sistema” de barreiras para pontes e viadutos.
A estrutura, implementada num troço de 16,2 quilómetros da A25, é constituída por barreiras “com perfil tripla onda” que permite, por exemplo, a contenção de veículos até 13 toneladas e a inclusão de um dispositivo para motociclistas.
“Com a instalação deste novo sistema em todas as suas infraestruturas, a Ascendi prevê investir, faseadamente até 2025, cerca de 9 milhões de euros para substituir 63 quilómetros de barreiras de segurança em pontes e viadutos”, acrescenta a Ascendi numa nota.
A concessionária fez um estudo técnico que avaliou as barreiras de segurança em toda a sua rede e prevê investir, até ao final deste ano, cerca de 16 milhões de euros na substituição de um total de 220 quilómetros de barreiras.
A Ascendi refere ainda em comunicado que está “comprometida com a melhoria contínua da segurança rodoviária” e que tem tomado “um conjunto de ações para aumentar os níveis de segurança das suas infraestruturas”, desenvolvendo ainda “um trabalho diário para diminuir a frequência e gravidade dos acidentes nas mesmas”.