Man in a white polo kneels beside three tall silver trophies displayed in a glass cabinet.
Two white long-sleeve shirts hanging on a clothesline to dry outdoors, with a tree and fence in the background.
cmad musical santa comba dão
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Six young dancers pose with medals and a large trophy in front of a dance competition backdrop, Portugal flag visible behind them.
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
Home » Notícias » Concelho » Resende » Novo canil de Resende inaugurado cinco anos depois do anúncio

Novo canil de Resende inaugurado cinco anos depois do anúncio

 Tenente do RI14 fala em Viseu sobre ser militar no feminino
21.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Tenente do RI14 fala em Viseu sobre ser militar no feminino
21.03.24
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
 Novo canil de Resende inaugurado cinco anos depois do anúncio

Cinco anos depois de ter sido anunciado, foi inaugurado esta quarta-feira (20 de março) o novo centro de recolha oficial de animais (CRO) que irá servir os concelhos de Resende e Baião.

A obra custou mais de 704 mil euros e passou por alguns obstáculos, tendo estado inclusive à espera do parecer do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para entrar em funcionamento.

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, esteve presente naquele que foi o seu último ato público como membro do Governo. O governante elogiou a qualidade do novo canil.

“Tenho tido o privilégio de conviver e inaugurar muitos equipamentos com esta finalidade, mas confesso que com esta qualidade, ambição e dimensão é o que está mais bem equipado a quem se destina, cães e gatos”, afirmou Carlos Miguel, acrescentando que este é um “equipamento de referência” que vai resolver “um problema que é transversal” a Resende e ao concelho vizinho de Baião.

O secretário de Estado congratulou as autarquias “por se entenderem” na questão animal. Já o presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade, mostrou-se satisfeito com a concretização da obra e disse que o novo canil tem “condições excelentes” para receber e tratar dos animais, “permitindo o controle da natalidade e fazer face a um problema que existia nos dois concelhos”.

O autarca agradeceu ainda à população que cuidou dos animais errantes, enquanto o centro de recolha estava em obras, e espera que a parceria com a Câmara de Baião “seja eficiente e dê resultado”, adiantando que já estão em cima da mesa “outras medidas acessórias à atividade que é realizada no Centro de Recolha e que vão ser postas em prática”.

O homólogo de Baião, Paulo Pereira, referiu que o edifício responde “a uma necessidade que todos nós temos, dando uma resposta à proteção e saúde animal, que também se transforma na proteção e saúde humana, porque os animais errantes, em matilha podem ser perigosos”. O autarca desafiou ainda as pessoas a colaborarem e a serem responsáveis, não abandonando os animais, e apelou à sua adoção.

Na cerimónia de inauguração, foi ainda assinado o protocolo de cooperação que tem como objeto a definição dos termos de gestão partilhada do CRO de Resende e Baião.

O canil localizado na Quinta de Brinces, na união de freguesias de Felgueiras e de Feirão (concelho de Resende), terá capacidade para acolher entre 120 e 150 cães e de 50 a 60 gatos.

O espaço conta com instalações sanitárias e salas de espera, enfermaria, vacina e recobro, além de um hall coberto, uma sala multiusos e de formação, e 30 boxes de alojamento.

O centro tem ainda 18 metros quadrados para receber felinos, boxes para animais de grande porte, um pátio de recreio e salas de preparação de alimentos, higienização, lavagem de material, quarentena e resíduos.

pub
 Tenente do RI14 fala em Viseu sobre ser militar no feminino

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Tenente do RI14 fala em Viseu sobre ser militar no feminino

Notícias relacionadas

Procurar