No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Penalva do Castelo vai construir um ginásio no espaço das Piscinas Municipais, que vão encerrar durante o mês de dezembro para acolher as obras.
O novo ginásio vai ficar situado na parte superior das piscinas e surge como resposta à procura da população do concelho que frequenta outros espaços do género na região.
O investimento previsto é de 300 mil euros. O presidente da Câmara local, Francisco Carvalho, justifica a decisão de fechar as Piscinas Municipais e realizar as obras do ginásio para coincidir com o período de Natal em que há menos afluência à valência.
“O mês de dezembro é o período em que os alunos da escola de natação e que frequentam as piscinas estão de férias natalícias, e mesmo os munícipes não acorrem tanto às Piscinas Municipais devido aos feriados, à época natalícia e ao facto de alguns se ausentarem do concelho. Aproveitámos dezembro, que não implica grandes transtornos, para encerrarmos as Piscinas Municipais para construirmos o ginásio que ficará no primeiro andar”, explica.
Segundo Francisco Carvalho, a construção do novo ginásio vem colmatar o vazio existente no concelho deste tipo de infraestruturas.
“Aquilo o que seria da iniciativa privada não teria em Penalva a rentabilidade que os empresários entendiam e decidiram encerrar o seu ginásio. E não se deslumbra a abertura de nenhuma outra. Mas, face à maior procura dos penalvenses que frequentam ginásios nomeadamente dirigidos para os concelhos limítrofes de Mangualde, Sátão e Viseu, a Câmara entendeu que o ginásio seria mais uma valência que devíamos criar”, sustenta.
O autarca acrescenta que as Piscinas Municipais foram o local escolhido para a construção do ginásio aproveitando desta forma “a logística dos funcionários que fazem a sua manutenção para também fazerem a manutenção do ginásio, uma vez que temos lá professores de Educação Física”. “Além disso, a receção do ginásio também passa a ser efetuada através dos serviços das Piscinas”, conclui.