“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
As obras do novo hospital psiquiátrico de Viseu podem vir a arrancar em 2025, mas ainda aguardam pelo visto do Tribunal de Contas, anunciou a administração da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões.
“A ULS Viseu Dão-Lafões informa que já foi assegurado, junto da Administração Central do Sistema de Saúde, o reforço do financiamento, pelo que aguardamos que se desenrolem os necessários trâmites legais, nomeadamente a obtenção do visto prévio do Tribunal de Contas, para que seja possível dar início à obra”, esclareceu a administração ao Jornal do Centro.
A obra da nova unidade é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e conta com um investimento de 8,2 milhões de euros. O projeto, que está há anos no papel, prevê a substituição do atual hospital psiquiátrico de Abraveses pela nova unidade que será construída no complexo do Hospital de São Teotónio.
A expetativa é a de que em 2025 se possam iniciar as obras.
O projeto prevê a criação de um túnel de ligação ao serviço de urgência do São Teotónio. O novo hospital psiquiátrico vai ser concebido com base numa nova visão para a saúde mental e promove a ligação entre esta área e as restantes valências hospitalares.
O projeto da nova unidade psiquiátrica é reivindicado há vários anos, mas só em 2023 é que o concurso foi lançado. O plano passa pela construção do hospital na zona entre a Escola Superior de Saúde e as urgências do São Teotónio. O anterior conselho de administração do Hospital de Viseu previa no ano passado que a obra ficasse concluída entre o final deste ano e o primeiro semestre de 2025.
O projeto previa inicialmente a renovação do hospital de Abraveses, anunciada em 2021. A unidade tem sido alvo de críticas por parte de utentes e profissionais.