exército ctoe força destacada
dolmén antelas 2
andre cunha
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Novos bombeiros e “despedida” do comandante marcam dia de aniversário dos Sapadores de Viseu

Novos bombeiros e “despedida” do comandante marcam dia de aniversário dos Sapadores de Viseu

pub
 Novos bombeiros e “despedida” do comandante marcam dia de aniversário dos Sapadores de Viseu - Jornal do Centro
22.11.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Novos bombeiros e “despedida” do comandante marcam dia de aniversário dos Sapadores de Viseu - Jornal do Centro
22.11.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Novos bombeiros e “despedida” do comandante marcam dia de aniversário dos Sapadores de Viseu - Jornal do Centro

Os Bombeiros Sapadores de Viseu assinalaram esta terça-feira (22 de novembro) os 195 anos de existência. A cerimónia, que decorreu nas instalações da corporação no aeródromo, ficou marcada pela tomada de posse de 16 novos bombeiros e a “despedida” do comandante, Jorge Antunes.

No discurso que abriu as comemorações, Jorge Antunes não conteve as lágrimas, naquela que poderá ser a sua última intervenção enquanto comandante em dia de aniversário, cargo que desempenha há 24 anos. Apesar de não ter sido oficializada a saída, o Jornal do Centro sabe que está para breve o anúncio.

Jorge Antunes iniciou a sua atividade em 1982, nos Bombeiros Voluntários de Viseu, anos depois, em 1998 entra ao serviço do município como comandante do corpo de bombeiros municipais.

O comandante foi, aliás, condecorado por proposta do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, com o Crachá de Cidadania e Mérito, atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Na intervenção, Jorge Antunes destacou o trabalho da corporação ao longo de quase 200 anos e agradeceu aos seus homens pelo “desempenho, eficiência e profissionalismo nas ocorrências” a que foram chamados.

“[esta é] Mais uma página da sua nobre história feita com sangue, suor e lágrimas (…) Têm à vossa disposição um corpo de bombeiros altamente capacitado para acorrer a todo o tipo de sinistro, com espírito de sacrifico e conhecimentos técnicos permanentemente atualizados”, garantiu.

O comandante deu ainda a conhecer alguns números da atividade da corporação. De 1 de janeiro a 30 de outubro, os sapadores de Viseu prestaram socorro em 111 acidentes rodoviários, 73 incêndios urbanos, 169 incêndios rurais, 58 quedas de árvores, 22 quedas de elementos em estruturas, 144 resgates de animais, destruição de 677 nichos de vespa velutinas e 258 limpezas de via.

Já relativamente à atividade durante o ano passado, o comandante fez saber que a corporação esteve em 111 acidentes rodoviários, 105 incêndios urbanos, 104 incêndios rurais, 86 quedas de árvores, 25 situações de quedas de elementos em estruturas, 337 resgates de animais, destruição de 1755 ninhos de vespa velutinas e 289 limpezas de via.

A cerimónia ficou também marcada pela tomada de posse de 16 novos bombeiros, que no início do mês terminaram a formação, feita “na melhor escola do país, o Regimento de Sapadores”, destacou o comandante.

Os novos elementos estão já enquadrados na escala diária do corpo dos bombeiros, tendo sido hoje feita uma ação simbólica perante as entidades presentes e todos os convidados. Com a chegada destes homens, os Sapadores de Viseu passam a ter 61 bombeiros.

Na iniciativa esteve também representada a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do 2º Comandante Regional, Miguel Teixeira, que destacou o trabalho da corporação e a Liga dos Bombeiros Portugueses.

O presidente da mesa de congressos, Gil Barreiros, aproveitou a sessão solene para anunciar que ficou decidido no Concelho Nacional que em março do próximo ano irá acontecer um congresso nacional de bombeiros, com o objetivo de todos poderem contribuir na melhoria das condições destes homens e mulheres.

“Esse congresso, estou convicto, será o congresso da viragem. É nesse congresso que esperamos que todos os bombeiros, de todas as classes e categorias, possam expressar as suas ideias, nomeadamente definir o que querem para os bombeiros”, disse Gil Barreiros.

O encerramento da cerimónia ficou a cargo do presidente da Câmara Municipal de Viseu. Fernando Ruas destacou o “dia especial para a comunidade”.

“A admissão de 16 novos bombeiros contribuiu para o descanso e sossego da população. Assim como dispomos dos meios para continuar a garantir o socorro”, disse.

A corporação foi também distinguida pela Liga dos Bombeiros Portugueses com o Crachá de Ouro e a Medalha de Gratidão Covid-19 pelo trabalho desenvolvido durante e pandemia.

pub
 Novos bombeiros e “despedida” do comandante marcam dia de aniversário dos Sapadores de Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Novos bombeiros e “despedida” do comandante marcam dia de aniversário dos Sapadores de Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar