A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
Por estes dias, a frase mais ouvida no Regimento de Infantaria (RI) 14, em Viseu, é: “isto é muito fixe”. Quem o diz são as centenas de crianças que durante esta semana estão a visitar o quartel no âmbito da iniciativa “Alista-te por um dia”. A ação é direcionada para os alunos do 1º ciclo, mais concretamente para as turmas do 4º ano.
Carolina, Guilherme, Joshua e Francisca são alguns dos alunos que esta quarta-feira fizeram uma visita ao RI14, precisamente no dia em que a Ministra da Defesa, Helena Carreiras, também visitou as instalações e integrou o programa de Divulgação das Forças Armadas Portuguesas.
“Está a ser muito fixe. Estamos a conhecer coisas que não conhecíamos e está a ser muito divertido”, contou ao Jornal do Centro Carolina Madeira, de 10 anos. É aluna da Escola João de Barros e uma das cerca de 250 crianças que, diariamente, vão passar pelo regimento.
Com Carolina estava Guilherme Teixeira, de 9 anos, que contou que quando for grande quer ser militar. “Nunca tinha vindo aqui e estou a gostar muito. Não fazia ideia que isto era tão grande”, conta.
A iniciativa está dividida dentro do quartel por várias estações, onde os mais novos têm a oportunidade de visitar a ala museológica, a caserna dos militares, uma exposição estática de viaturas militares, uma exposição de armamento e as equipas cinotécnicas. Numa das estações foi ainda possível, através de realidade virtual, entrarem num navio da Marinha ou saltarem de paraquedas e ainda verem um drone a ser operado.
Entre as atividades que mais roubaram a atenção dos mais novos estava a viagem numa Pandur, uma das várias viaturas militares de que o RI14 dispõe.
“Estou muito curiosa para andar. Já tinha estado perto, na Feira de São Mateus, mas nunca entrei”, contou Carolina Madeira, que também destacou a passagem pelo Museu.
Num outro grupo, entre os alunos da Escola de São Salvador estava Joshua Jaimes. Ao Jornal do Centro afirmou estar “muito surpreendido com tudo o que existe no quartel”.
“Aprendemos como ser um soldado e isso está a ser muito bom”, afirmou enquanto de deslocava para mais uma estação. Pela frente teria iniciativas como pintar a cara, experimentar tendas, telefones militares, máscaras de gás, coletes ou ver uma demonstração de uma equipa cinotécnica.
Mas antes que terminássemos a entrevista fez questão de deixar um recado: “Recomendo que as pessoas visitem, porque podem aprender muita coisa”.
E é exatamente para que os mais novos conheçam a realidade de um quartel que esta iniciativa ganhou vida, há pouco mais de dois anos.
“Dentro do programa de divulgação das Forças Armadas Portuguesas existem um conjunto de iniciativas, uma delas é esta, para os alunos do 4º ano, onde se tenta ter uma proximidade com a população de Viseu, neste caso com os viriatos mais novos”, começou por explicar o chefe de secção de operações, informação e segurança, Tenente Coronel Louro.
Segundo o responsável, esta proximidade com a população “é conseguida através de atividades de visita ao regimento, para que se tome contacto com os militares, o tipo de ações e trabalhos que executam, as viaturas ou as instalações”.
Para o militar, estas ações têm como objetivo aproximar os mais novos do Exército, “demonstrando às crianças o que é que as Forças Armadas, nomeadamente um regimento, fazem em prol da sociedade, seja na segurança nacional ou internacional” e “cativar estes alunos para que um dia mais tarde tenham vontade de seguir uma carreira militar”.
Ministra da Defesa esteve em Viseu e visitou o quartel
No programa de iniciativas, que decorre ao longo de toda a semana, esteva prevista a visita da Ministra da Defesa que, durante a manhã de hoje, participou na ação “Defesa e Cidadania”, um colóquio de explanação das Forças Armadas que decorreu na Sala Magna do Instituto Politécnico de Viseu.
A ação foi direcionada para alunos do 12.º ano, que contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viseu e o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas.
Aos jornalistas, Helena Carreira destacou estas iniciativas em que se dão a conhecer, “à sociedade e aos jovens em particular”, como um “momento muito importante para a defesa nacional”.
“Não podemos defender aquilo que não conhecemos e dar informação, sensibilizar, captar a atenção da sociedade é fundamental e esse é o grande objetivo destas jornadas de informação sobre Forças Armadas”, disse a ministra.
A governante destacou ainda o interesse que os jovens têm demonstrado na temática das Forças Armadas e afirmou que estão a ser preparadas mais ações.
“Tivemos várias centenas de jovens a perguntar sobre oportunidades e missões nas Forças Armadas e é isso que queremos que se aprofunde com outras iniciativas em que queremos trazer os jovens a conhecer melhor as Forças Armadas, em iniciativas que vamos já desenvolver no próximo Verão. Programas piloto de contacto mais prolongado com as unidades militares, com o aprofundamento do referencial para a segurança, defesa e paz nas escolas”, disse.
RI14 lança nova iniciativa para jovens
Em breve o RI14 irá levar a cabo mais uma iniciativa virada para os mais jovens. Militar por um dia é uma ação virada para os jovens estudantes do 9º ano e vai permitir que durante mais de 24 horas vivam o dia a dia de um quartel.
Numa primeira fase a iniciativa vai abranger um conjunto de escolas já selecionadas e, numa segunda fase, será aberto a todas as instituições de ensino.
O programa “Militar por um dia” vai permitir aos jovens dormir, comer, executar algumas ações como se integrassem o quartel.