No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Eleger quem se destacou em 2023 na região de Viseu esteve longe de ser consensual na redação do Jornal do Centro. Não houve, aliás, escolhas “repetidas”. Para o jornalista Jorge Martins Lopes, o protagonista regional no último ano foi o empresário Fernando Campos Nunes. O jornalista defende que “apesar de ser discreto e não dar entrevistas”, o empresário lidera um grupo que está “a crescer, a anunciar aquisições e a atingir resultados financeiros recorde”.
A olhar para o desporto, o jornalista Carlos Eduardo Esteves destaca o selecionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto. Diz o jornalista que “2023 foi o ano em que os portugueses mais viram futebol feminino e muito graças à competência, serenidade, assertividade e profissionalismo de um viseense nascido em Mortágua”. Neto liderou a equipa de futebol feminino portuguesa numa estreia inédita num Mundial. “Bateu no poste a esperança de poder seguir em frente na competição”, acrescenta o jornalista, aludindo a um lance que poderia ter impedido a eliminação na fase de grupos.
Já a jornalista Sandra Rodrigues elege António Quadros como a figura da região que mais marcou 2023. O artista, natural de Tondela, que morreu em 1994 foi “resgatado” pela ACERT numa homenagem durante o Tom de Festa.
(Ler mais na edição impressa desta sexta-feira, 5 de janeiro, do Jornal do Centro)