No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O 25 de Abril é um momento marcante do nascimento da democracia portuguesa. Esta data simboliza o início de um caminho de profundas transformações económicas, sociais e culturais.
Enquanto autarca, posso afirmar que o 25 de Abril de 1974 foi importante para o fortalecimento do poder local. Na minha opinião, a Revolução de Abril permitiu grandes avanços no desenvolvimento regional, permitindo que os autarcas dos municípios e das freguesias trabalhassem a favor das suas terras, possibilitando a modernização e o aumento da quantidade e da qualidade das infraestruturas essenciais à qualidade de vida das populações.
Albert Camus disse que “a liberdade não é mais do que uma oportunidade para sermos melhores.” Uma frase que representa o que esta importante data assinala. Cinquenta anos após o emblemático 25 de Abril é o momento para recordar o valor da liberdade. Atualmente, as novas gerações dão como garantidas a liberdade e a democracia. Mas é preciso valorizá-las e honrar e preservar o legado de Abril.
Como tal, a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril no concelho de S. Pedro do Sul é mais do que uma simples celebração histórica. É um momento de reflexão e reconhecimento da importância desta data na história de Portugal. Exposições, peças de teatro, música e desporto, sempre tentando envolver todas as gerações, fazem parte do programa de comemoração em S. Pedro do Sul.
É tempo de celebrar o passado, mas também de nos comprometermos com um futuro onde temos a oportunidade de sermos melhores, de nos reinventarmos, de construir um futuro onde a liberdade e o respeito pela nossa história e por todos os que lutaram por um presente melhor sejam honrados.
O legado da liberdade e do respeito pela democracia devem ser enaltecidos neste aniversário dos cinquenta anos do 25 de Abril.
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Ferreira da Cruz
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Clara Gomes, pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Ricardo Almeida Henriques